Tails 5.13 habilita o LUKS2 por padrão para armazenamento persistente e volumes criptografados

Distribuição Linux Tails 6.0 chega com base no Debian 12 "Bookworm" e GNOME 43
Tails 5.14 traz migração automática LUKS2

O sistema de navegação anônima Tails 5.13 foi lançado como mais uma atualização mensal para esta distribuição GNU/Linux baseada no Debian e orientada para a privacidade para aqueles que querem permanecer anônimos online. Então, o Tails 5.13 habilita o LUKS2 por padrão para armazenamento persistente e volumes criptografados.

O Tails 5.13 parece uma versão pequena, mas introduz uma mudança importante para proteger melhor seu anonimato e manter seus arquivos seguros o tempo todo. A partir desta versão, todos os volumes criptografados LUKS e Armazenamento Persistente recém-gerados usarão a versão 2 da especificação de criptografia de disco LUKS (Linux Unified Key Setup) por padrão.

Como você pode imaginar, o LUKS2 oferece criptografia mais forte por padrão quando comparado à especificação LUKS de primeira geração. Infelizmente, esta versão não habilita o LUKS2 em volumes criptografados existentes de Armazenamento Persistente e LUKS, mas a equipe de desenvolvimento anunciou planos para fornecer aos usuários um plano de migração de LUKS1 para LUKS2 na próxima versão, Tails 5.14, que será lançada em junho de 2023.

Fora isso, a versão Tails 5.13 vem com a conhecida ferramenta de linha de comando cURL para baixar arquivos por HTTPS, FTP e outros protocolos por padrão, que os desenvolvedores dizem que também pode ser usada para investigações on-line como uma alternativa ao GNU Wget.

Tails 5.13 habilita o LUKS2 por padrão para armazenamento persistente e volumes criptografados

Tails 5.13 habilita o LUKS2 por padrão para armazenamento persistente e volumes criptografados

“Tudo o que você faz com cachos passa pela rede Tor. Se você quiser usar curl em uma rede local, use /usr/bin/curl em vez disso”, disseram os devs.

O Tails 5.13 também vem com o mais recente navegador anônimo Tor Browser 12.0.6 por padrão, que é baseado no Mozilla Firefox 102.11 ESR, bem como várias outras melhorias, como um recurso atualizado do Unsafe Browser, documentação atualizada, tela de boas-vindas atualizada e várias correções de bugs que você pode conferir no changelog.

Se você quiser proteger sua identidade enquanto navega na Internet, evitar a censura ou fazer outras tarefas on-line sem o medo de ser assistido, você sempre pode confiar no Tails, que foi usado pelo denunciante da NSA Edward Snowden.

Tails 5.13 está disponível para download agora mesmo no site oficial como uma imagem ISO ao vivo ou uma imagem USB. Esta versão permanece alimentada pela série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo e é fornecida com o Linux 6.1.20 por padrão.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile