A distribuição Tails 6.0 lança versão com base no Debian 12 Bookworm. Os desenvolvedores por trás da distribuição GNU/Linux focada em segurança Tails baseada no Debian com o objetivo de preservar a privacidade e o anonimato da Internet anunciaram uma chamada para testes para o próximo grande lançamento, Tails 6.0, baseado no Debian Bookworm.
A atual série Tails 5 é baseada no Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, então era hora desta popular distro focada em segurança e privacidade ser atualizada para a mais nova série de sistemas operacionais Debian, Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, que também inclui um novo ambiente de desktop GNOME, GNOME 43.
Além de ser rebaseado no Debian Bookworm, o Tails 6.0 incluirá vários novos recursos, como proteção contra dispositivos USB maliciosos graças a um novo mecanismo que ignora qualquer dispositivo USB conectado ao seu computador enquanto a tela está bloqueada. Novos dispositivos USB só podem ser usados quando a tela é desbloqueada.
Outro novo recurso a ser esperado no Tails 6.0 é a capacidade de montar automaticamente dispositivos externos, juntamente com a capacidade de solicitar que os usuários desbloqueiem o dispositivo de armazenamento se ele contiver uma partição criptografada.
Tails 6.0 lança versão com base no Debian 12 Bookworm
Graças à atualização para a série de ambientes de desktop GNOME 43, o Tails 6.0 também oferecerá recursos de modo escuro e Luz Noturna, bem como capturas de tela e screencasts mais fáceis com a ferramenta de captura de tela integrada do GNOME.
Além disso, o Tails 6.0 virá com um recurso de armazenamento persistente atualizado que agora gera senhas sugeridas nos idiomas catalão, alemão, italiano, português e espanhol, e um cliente de e-mail Mozilla Thunderbird atualizado que oferece configuração mais fácil de contas do Gmail.
Naturalmente, a maioria dos softwares incluídos no Tails 6.0 serão atualizados para as versões mais recentes dos repositórios Debian Bookworm. Como mencionado anteriormente, os devs do Tails planejam lançar oficialmente o Tails 6.0 no final deste mês, em 27 de fevereiro de 2024.
Até lá, você pode testar a primeira versão de desenvolvimento baixando as imagens ISO ou USB da página de anúncio de lançamento. No entanto, tente ter em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então não a use para nenhum trabalho de produção.