Tails 6.4 Anonymous OS é lançado com ainda mais privacidade

tails-6-4-anonymous-os-e-lancado-com-ainda-mais-privacidade

O sistema live Tails 6.4 Anonymous OS foi lançado hoje como a versão estável mais recente desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian que protege contra vigilância e censura. Os destaques dessa nova versão inclui a capacidade de armazenar uma semente aleatória no pendrive Tails para fortalecer toda a criptografia.

Tails 6.4 Anonymous OS

Os desenvolvedores dizem que ter um gerador de números aleatórios seguro é fundamental para vários componentes do Tails que dependem de criptografia, como armazenamento persistente, Tor e HTTPS. De acordo com a página de anúncio do lançamento, “essa semente aleatória é armazenada fora do armazenamento persistente para que todos os usuários possam se beneficiar de uma criptografia mais forte””, diz a página de anúncio de lançamento”.

tails-6-4-anonymous-os-e-lancado-com-ainda-mais-privacidade

O Tails 6.4 também muda para endereços HTTPS seguros para os repositórios de software Debian e Tails APT em vez de usar endereços cebola, atualiza o navegador anônimo Tor Browser para a versão 13.0.16, atualiza o cliente Tor para a versão 0.4.8.12 e atualiza o Mozilla Thunderbird cliente de e-mail para a versão 115.12.0.

Correção de falhas

Várias falhas foram corrigidas nesta atualização, melhorando o desbloqueio do armazenamento persistente, conectando-se a uma rede móvel em determinados PCs, mensagens de erro do Tails Cloner quando o stick USB de destino não pode ser desmontado porque está sendo usado e a página inicial do navegador Tor ao usar o Recurso “Nova Identidade”.

Além disso, o Tails 6.4 reativa a funcionalidade do leitor de PDF no aplicativo Mozilla Thunderbird, que foi desabilitada na versão anterior do Tails 6.3 por motivos de segurança, e remove a caixa de diálogo redundante que aparece ao desbloquear um volume VeraCrypt usando a opção Desbloquear VeraCrypt. Utilitário de volumes.

Confira o changelog completo para mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar o Tails 6.4 do site oficial como uma imagem ISO live ou uma imagem USB para sistemas de 64 bits. Como esperado, os usuários existentes do Tails receberão uma notificação automática de atualização, mas também poderão atualizar manualmente suas instalações.

O Tails 6.4 Anonymous OS

Tails é uma distribuição Linux baseada no Debian que tem como objetivo manter a privacidade, anonimato e segurança do utilizador e burlar a censura de conteúdo em países. Ele se conecta na Internet exclusivamente pela rede anônima Tor. O sistema foi criado para funcionar através de CD-executável ou de USB-executável e não deixa vestígios tecnológicos, a não ser que o usuário assim o queira. O sistema também pode rodar em máquina virtual, apesar de apresentar alguns riscos de segurança. O Tor Project proveu suporte financeiro para o desenvolvimento no início do projeto, e continua a prover, juntamente com inúmeras corporações e doadores anônimos.