"Tela da morte" do Panic DRM no Linux ganha pacotes para mensagens de erro de código QR

"Tela da morte" do Panic DRM no Linux ganha pacotes para mensagens de erro de código QR

Desde que foi anunciada a chegada da Tela da Morte do Linux, o assunto vem rendendo no mundo open source e do software livre. Depois de Tela Azul mudar para Tela preta e até ganhar o desenho do Tux, a mascote do Linux, agora a “Tela da morte” do Panic DRM no Linux ganha pacotes para mensagens de erro de código QR.

O Linux 6.10 introduz o DRM Panic para fornecer uma nova tela de pânico em caso de erros do kernel e situações em que o suporte a VT pode ser desativado. Esta nova funcionalidade do kernel é semelhante à Tela Azul da Morte do Windows ou graças ao código aberto pode ser adaptada para assumir outras formas, como uma tela preta da morte e transmitir logotipos monocromáticos em vez de arte ASCII. Novos patches fornecem a capacidade de mostrar códigos QR de mensagens de erro dentro das telas de pânico DRM.

Como as mensagens de erro do kernel podem ser bastante longas, especialmente se incluírem um rastreamento de pilha e, às vezes, nem mesmo encaixar o conteúdo dentro da tela, os patches postados hoje permitem condensar mensagens de erro do kernel em códigos QR. Isso pode facilitar a captura da mensagem de erro facilmente com um smartphone para análise posterior ou anexar facilmente a um relatório de bug, etc.

“Tela da morte” do Panic DRM no Linux ganha pacotes para mensagens de erro de código QR

Esta não é a primeira vez que o uso de códigos QR para mensagens de erro do kernel é falado… Dez anos atrás eu escrevi sobre desenvolvedores de kernel olhando para códigos QR para mensagens de erro. O Windows e outros sistemas operacionais também exploraram o uso de códigos QR em suas mensagens de erro.

Jocelyn Falempe, da Red Hat, postou hoje o conjunto de quatro patches para implementar uma tela de pânico “qr_code”. Tornando isso ainda mais interessante é o manipulador de código QR DRM Panic sendo escrito dentro da linguagem de programação Rust. Jocelyn comentou sobre o raciocínio por trás de escrever este gerador de código QR em Rust, “Não há nenhuma razão particular para fazê-lo em ferrugem, eu só queria aprender ferrugem e ver se ele pode funcionar no kernel.”

Aqui estão alguns exemplos de Jocelyn Falempe do suporte ao QR Code DRM Panic em ação:

O código está agora em análise na lista de discussão para os interessados.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile