A tecnologia avançou bastante, desde que os primeiros smartphones foram lançados. A Nokia, por exemplo, lançou muitos modelos, com uma resistência incrível. Um desses dispositivos foi o Nokia 1680, que agora foi “revivido” com uma nova PCB (Placa de Circuito Impresso) e com o Linux como sistema principal.
A Reimu NotMoe projetou o PCB “Notkia” baseado no processador Ingenic X1000E MIPS com 64 MB de RAM embutido e seguindo exatamente as mesmas dimensões do PCB encontrado nos telefones Nokia 168x (1680, 1681, 1682), e permitindo que o telefone execute mainline Linux.
Além disso, a placa também vem com flash NOR de 32 MB, flash NAND SLC de 4 GB e suporta conectividade LoRa, WiFi de 2,4 GHz, Bluetooth e GNSS, mas sem modem celular. Uma versão mais para reviver o dispositivo, de uma forma bem mais moderna.
Especificações do Nokia 168X com o Notkia PCBA
A combinação do telefone Nokia 168x com o Notkia PCBA cria um telefone com as seguintes especificações:
- SoC: Processador XBurst MIPS de núcleo único X1000E Ingenic @ 1,0 GHz (2200+ CoreMark) com 64 MB de RAM;
- Armazenamento: 32 MB NOR flash + 4 GB SLC NAND flash;
- Tela: LCD IPS 240×320 de 2,0 polegadas, 3/4 visível (substitui a tela TFT 128×160 original no telefone);
- Câmera: câmera de 5MP com foco automático (disponível apenas no estojo Nokia 1680);
- Áudio: sintetizador de música Yamaha MA-3 (YMU762) e codec I2S PCM regular;
- Conectividade sem fio: LoRa, WiFi de 2,4 GHz, Bluetooth e GPS + GLONASS;
- USB: 1 porta USB tipo C;
- Misc – LED RGB, sensor de temperatura e umidade;
- Gerenciamento de energia: bateria BL-5C, solução de gerenciamento de bateria da Texas Instruments;
- Dimensões: Forma Nokia 168x.
Escolha dos componentes
De acordo com o CNXSoftware, o processador Ingenic foi selecionado por causa de seu baixo consumo de energia (0,3W executando o benchmark CoreMark), desempenho ligeiramente melhor que um Raspberry Pi Zero, suporte a Linux principal e RAM integrada para economizar espaço na PCB, bem como planilhas de dados publicamente disponíveis.
O telefone Notkia pode ser visto em ação com demos mostrando a animação Bad Apple e o player de música LVGL, mas é necessário mais software e um ambiente de desktop baseado em LVGL parece estar em andamento.
O design desse dispositivo eventualmente será feito de código aberto sob a licença CERN-OHL2-S, mas somente após a próxima campanha de Crowd Supply ser concluída. Alguns protótipos iniciais apenas com o Notkia PCB devem ser disponibilizados de antemão.
No entanto, um desafio será encontrar gabinetes Nokia 1680 para abrigar o PCB no futuro. De qualquer forma, as patentes relacionadas estão programadas para expirar em 23 de junho de 2023, quando será legal fazer casos com esse design.
Via: CNXSoftware