Se você é fã da distribuição Ubuntu, há muita coisa nova chegando em breve. Agora, é o tema Yaru GTK do Ubuntu que ganha suporte para GTK4. Para que o Ubuntu adote o GTK4 em uma versão futura, será necessária uma versão GTK4 de seu icônico tema Yaru. Então, é justamente isso o que está em andamento!
O Ubuntu citou a falta de temas compatíveis em sua decisão de manter o GNOME Shell 3.38 e não introduzir o GTK4 no próximo lançamento do Ubuntu 21.04. Porém, uma solução interessante para este problema teve encaminhamento neste momento. O suporte GTK 4 agora está no repositório de código de Yaru, embora rotulado como um trabalho em andamento.
O tema Yaru GTK do Ubuntu intencionalmente se aproxima do tema Adwaita upstream mantido pelo GNOME (e o tema que muitos desenvolvedores de aplicativos preferem que você use). A sincronização tem muitos benefícios e ajudou a mitigar a parte mais complicada do porte do GTK4. Isso porque um novo tema não precisou ser criado do zero.
Tema Yaru do Ubuntu ganha suporte para GTK4
Muitos usuários não notarão a diferença – e esse é o ponto. Um usuário não deve ser capaz de dizer se o aplicativo que está usando é GTK4 ou GTK3 (embora possa distinguir por outros recursos fornecidos no GKTK4, como janelas perfeitamente arredondadas e animações mais elaboradas).
Há espaço para erros, divergências e peculiaridades, especialmente neste estágio inicial. Conforme a adoção do GTK4 aumenta e mais usuários experimentam o GTK4, os desenvolvedores devem encontrar mais problemas para corrigir. O tema Yaru faz parte do desktop Ubuntu. Entretanto, não é algo exclusivo. Sendo assim; você pode usar o tema Yaru em outras distribuições Linux, da mesma forma.
Mais trabalho será necessário quando a reformulação do design do GNOME 40 estiver no ponto ideal. Isso porque o ‘novo’ GNOME Shell parece (e funciona) um pouco diferente do atual!
No entanto, saber que o suporte GTK 4 para Yaru está em andamento (e já está parecendo bastante no ponto) é tranquilizador. Assim, certamente é um bom presságio para o Ubuntu fazer uma mudança tardia para o kit de ferramentas atualizado no Ubuntu 21.10.
OMG Ubuntu