Informações apontam que a Tesla exibirá seu robô humanóide Optimus no evento “Artificial Intelligence Day” no final deste mês. Além disso, a empresa também teria planos avançados para implantá-lo em larga escala em sua fábrica no Texas.
Optimus: Um robô humanóide da Tesla
O robô humanóide da Tesla, chamado de Optimus, tem potencial para assumir o emprego de muitos trabalhadores. No entanto, especialistas do setor têm algumas reservas. Eles acreditam que robôs humanóides podem ser mais sofisticados do que carros autônomos.
Quatro anos atrás, a fábrica de automóveis da Tesla caiu no “inferno da produção”, que Musk culpou na época por uma “dependência excessiva de robôs”, dizendo que os humanos eram melhores em certos trabalhos. No entanto, os tempos parecem estar mudando.
Os últimos anúncios de emprego mostram que a fábrica da Tesla no Texas está fazendo planos ambiciosos para implantar milhares de robôs humanóides “Tesla Bot” (ou “Optimus”) na fábrica.
Eventualmente, milhões de robôs Tesla Optimus serão implantados em todo o mundo. Dentro da empresa, o clima de implantação dos robôs Tesla Optimus se desenvolveu. A empresa também está discutindo os robôs em um número crescente de reuniões internas, afirma uma fonte citada pelo Gizchina.
A longo prazo, disse Musk, os robôs também podem ser usados ??em casas, cozinhando, cortando grama e cuidando de idosos. Na verdade, Musk acredita que Tesla Optimus poderia até se tornar companheiros humanos.
Em última análise, Musk espera que o negócio de robótica seja maior do que a receita de carros da Tesla. No dia 30 de setembro deste ano no “AI Day” (Dia da Inteligência Artificial), a Tesla vai mostrar um protótipo do seu robô humanóide, Optimus. Musk confirmou isso no Twitter, dizendo que a equipe de inteligência artificial da Tesla está trabalhando em um robô humanóide chamado Optimus, que pode começar a produção no próximo ano.
Optimus pode enfrentar alguns obstáculos
De acordo com roboticistas, investidores, especialistas da indústria e analistas, a Tesla Optimus terá de responder a algumas questões. A empresa terá que responder se consegue demonstrar progresso tecnológico suficiente para justificar o uso do robô “universal” em fábricas, residências e outros lugares. Isso acontecerá antes que a Tesla implante centenas de robôs em suas fábricas para realizar tarefas de produção específicas.
Assim como os carros autônomos, os robôs enfrentam problemas em situações imprevisíveis. Especialistas dizem que os robôs de Musk podem demonstrar capacidades básicas no evento “AI Day”. No entanto, eles acreditam que a empresa terá dificuldades para corresponder às expectativas.
Para ter sucesso, Tesla precisa demonstrar que o robô pode fazer uma variedade de ações não programadas, disse Nancy Cooke, professora de engenharia de sistemas humanos da Arizona State University.
Um “brinquedo” bem caro
Musk revelou anteriormente que o robô humanóide Optimus Prime operará usando as oito câmeras usadas por seu sistema de direção autônoma e também terá uma tela na cabeça para interagir com humanos.
O CEO da Tesla também disse que se o robô humanóide Optimus Prime puder ser produzido em massa nos próximos dois anos, sob o efeito de escala, seu custo será menor que o de um carro, e o preço poderá ser de US$ 25.000 (cerca de R$ 129,4 mil).
Segundo relatos, Musk disse que, a longo prazo, os robôs Optimus Prime serão mais valiosos que os carros e mudarão completamente a economia. Ele disse anteriormente que o Optimus Prime pode basicamente fazer qualquer coisa que os humanos não queiram, como realizar algum trabalho perigoso, repetitivo ou chato, lembra o Gizchina.