The Linux Foundation une-se ao RISC-V para promover os chips de código aberto

escassez-de-chips-atinge-em-cheio-a-producao-de-smartphones-em-2021
escassez-de-chips-atinge-em-cheio-a-producao-de-smartphones-em-2021

A RISC-V Foundation é uma corporação sem fins lucrativos que trabalha para incentivar a adoção da arquitetura RISC-V para design de chips. Para aqueles que não sabem, ao contrário de outras ISA (Instruction Set Architectures), o RISC-V é gratuito e de código aberto.

Para promover ainda mais sua adoção, a Fundação RISC-V uniu-se à The Linux Foundation. Esta parceria permitirá que o RISC-V aumente ainda mais seu ecossistema de código aberto. A Fundação Linux é conhecida por fornecer ajuda e suporte a outros projetos de código aberto também.

Com essa parceria, Rick O’Connor, diretor executivo da organização sem fins lucrativos RISC-V, espera ter “suporte mais robusto e ferramentas educacionais para a comunidade RISC-V ativa e permitir que sistemas operacionais, implementações de hardware e ferramentas de desenvolvimento sejam dimensionados com mais rapidez.”

É importante notar que o RISC-V pode ser usado em uma variedade de aplicações como realidade aumentada, inteligência artificial, aprendizado profundo, tecnologia de silício, comunicações, tecnologia de nuvem, data centers e muito mais. Por isso, será interessante ver como a The Linux Foundation vai ajudar RISC-V quando se trata de maior conscientização e aplicações em campos mais novos.

Via Fullcirclemagazine

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.