TikTok desiste de instalar loja de vendas no Brasil

tiktok-se-adapta-as-regras-digitais-da-ue-e-o-feed-nao-sera-mais-personalizado

O TikTok, pelo menos por enquanto, desiste da ideia de instalar uma loja de vendas no Brasil. A Chamada TikTok Shop teve todos os funcionários realocados para outros mercados em que ela já está presente. As informações são do jornal britânico Financial Times.

Ainda segundo o jornal, a empresa vai priorizar o desenvolvimento do TikTok Shop no Reino Unido e nos EUA antes de lançar a novidade em outros mercados, como o brasileiro.

TikTok desiste de instalar loja de vendas no Brasil

A ferramenta permite que usuários façam compras de produtos direto no app, clicando sobre uma cesta laranja com os itens que são exibidos nos vídeos curtos da plataforma.

Outra possibilidade é o formato de live commerce, em que influenciadores fazem transmissões ao vivo mostrando e usando itens que podem ser adquiridos pelo usuário no mesmo instante em que aparecem na tela.

A ideia é que os criadores possam vender seus próprios produtos ou que eles se associem a marcas e recebam um percentual sobre as vendas –o TikTok também fica com uma parte.

TikTok desiste de instalar loja de vendas no Brasil

Os modelos de live commerce são uma febre na Ásia, principalmente na China. O Douyin –como o TikTok é chamado por lá– já vendeu mais de 10 bilhões de produtos, de acordo com o Financial Times.

A ByteDance, startup por trás desses apps, ainda não conseguiu replicar o sucesso no Ocidente, o que motivou a reestruturação interna.

O TikTok Shop já existe desde 2021 no Reino Unido, seu primeiro mercado fora da Ásia, e está em testes nos EUA.