O TikTok, pelo menos por enquanto, desiste da ideia de instalar uma loja de vendas no Brasil. A Chamada TikTok Shop teve todos os funcionários realocados para outros mercados em que ela já está presente. As informações são do jornal britânico Financial Times.
Ainda segundo o jornal, a empresa vai priorizar o desenvolvimento do TikTok Shop no Reino Unido e nos EUA antes de lançar a novidade em outros mercados, como o brasileiro.
TikTok desiste de instalar loja de vendas no Brasil
A ferramenta permite que usuários façam compras de produtos direto no app, clicando sobre uma cesta laranja com os itens que são exibidos nos vídeos curtos da plataforma.
Outra possibilidade é o formato de live commerce, em que influenciadores fazem transmissões ao vivo mostrando e usando itens que podem ser adquiridos pelo usuário no mesmo instante em que aparecem na tela.
A ideia é que os criadores possam vender seus próprios produtos ou que eles se associem a marcas e recebam um percentual sobre as vendas –o TikTok também fica com uma parte.
Os modelos de live commerce são uma febre na Ásia, principalmente na China. O Douyin –como o TikTok é chamado por lá– já vendeu mais de 10 bilhões de produtos, de acordo com o Financial Times.
A ByteDance, startup por trás desses apps, ainda não conseguiu replicar o sucesso no Ocidente, o que motivou a reestruturação interna.
O TikTok Shop já existe desde 2021 no Reino Unido, seu primeiro mercado fora da Ásia, e está em testes nos EUA.