Acaba de chegar a versão do navegador Tor 13.0. O browser já está disponível na página de download do Navegador Tor e no diretório de distribuição.
Esta é a primeira versão estável baseada no Firefox ESR 115, incorporando um ano de mudanças enviadas para o upstream. Como parte desse processo, também concluímos nossa auditoria anual de transição ESR, onde analisamos o changelog do Firefox em busca de problemas que possam afetar negativamente a privacidade e a segurança dos usuários do Navegador Tor e desabilitamos quaisquer patches problemáticos quando necessário. Nossos relatórios finais desta auditoria agora estão disponíveis no repositório tor-browser-spec em nossa instância do Gitlab.
A equipe destaca que houve melhorias de acessibilidade como resultado da transição para o Firefox ESR 115. Enquanto os usuários de olhos de águia podem notar pequenas mudanças visuais na interface do usuário (por exemplo, links internos agora são sublinhados), o Tor Browser 13.0 é nosso primeiro lançamento a herdar o mecanismo de acessibilidade redesenhado introduzido pela Mozilla no Firefox 113. Essa mudança promete melhorar significativamente o desempenho para as pessoas que usam leitores de tela e outras tecnologias assistivas.
Quais as novas?
Ícones de aplicativos atualizados
“No início deste ano, passamos algum tempo trabalhando o logotipo do Mullvad Browser nos vários recursos necessários para suportar seu lançamento – incluindo ícones de aplicativos, instaladores e documentos que estão conforme as convenções de cada plataforma. Enquanto nos atualizamos com os requisitos atuais para cada plataforma, identificamos uma série de lacunas com o Navegador Tor também, e começamos a trabalhar em novos ícones para o Navegador Tor em paralelo.
Para contextualizar, o ícone atual do Navegador Tor (às vezes referido como o “logotipo da cebola”) foi selecionado por enquete da comunidade há mais de quatro anos para suceder o antigo globo roxo e verde no Navegador Tor 8.5. Dado o envolvimento da comunidade em sua seleção, sua reconhecibilidade pelos internautas e o simples fato de que ainda amamos o ícone existente, optamos por nos concentrar em refiná-lo em vez de substituí-lo completamente.
Uma das motivações por trás de trabalhos como esse é nossa filosofia de que produtos que preservam a privacidade não devem ser puramente utilitários, mas também podem despertar alegria. No entanto, também há benefícios práticos: aderir às convenções da plataforma fornece melhor consistência, os ícones discerníveis do aplicativo e do instalador ajudam a evitar erros do usuário, e atrair novos usuários beneficia a todos, porque o anonimato adora companhia.”
Nova página inicial
No ano passado, eles trabalharam em uma reescrita significativa do back-end do Tor Browser, que recentemente nos deu a oportunidade de reconstruir uma das poucas páginas internas que não mudou há algum tempo: a página inicial (muitas vezes referida por sua referência interna, “about:tor”). A página inicial do Tor Browser 13.0 agora apresenta os novos ícones do aplicativo, um design simplificado e a capacidade de “onionizar” suas pesquisas do DuckDuckGo mudando para o site DuckDuckGo. Continuando o trabalho que começou no Tor Browser 12.5 para melhorar a acessibilidade do navegador, a página inicial redesenhada também oferece melhor suporte para usuários de leitores de tela e outras tecnologias assistivas também.
Os usuários existentes do Navegador Tor podem se alegrar com o fato de que a “tela vermelha da morte” – um estado de erro infame em que a página inicial anterior ocasionalmente se transformaria – desapareceu há muito tempo. Como parte da regravação de back-end, removemos a verificação automática de conectividade de rede do Tor, que era uma retenção do lançador tor herdado, onde a inicialização era tratada por uma extensão que era executada antes da interface do navegador aparecer. Como resultado da integração mais estreita do tor e da experiência de inicialização no navegador introduzida no Tor Browser 10.5, a velha lógica por trás dessa verificação muitas vezes falhava e apresentava a alguns usuários a tela vermelha da morte, mesmo que sua conexão estivesse bem.
Na verdade, todos os relatos que recebemos de usuários batendo nesta tela com a configuração padrão do tor desde o Tor Browser 10.5 provaram ser falsos positivos, causando alarme indevido. Embora a verificação ainda seja indiscutivelmente útil para usuários que executam configurações não padrão, nenhum dos principais ambientes que fazem isso – Tails e Whonix – usam about:tor como sua nova guia padrão ou home pages. Para todos os outros, adicionamos um novo banner à página inicial redesenhada no lugar da tela vermelha da morte para verificar se o tor está conectado e funcionando conforme o esperado.
Novas janelas maiores
A explicação de como e por que o Navegador Tor funciona dessa forma vai entrar um pouco nas ervas daninhas, então esteja avisado. No entanto, a principal coisa a tirar é que as novas janelas devem ser maiores por padrão e apresentar-se em uma proporção de aspecto de paisagem mais útil para a maioria dos usuários de desktop no Tor Browser 13.0. Agora, sobre essas ervas daninhas…
O letterboxing foi introduzido no Tor Browser 9.0 para permitir que os usuários redimensionem a janela do navegador sem medo de receber impressões digitais, arredondando a janela de conteúdo interna (às vezes chamada de “viewport”) para múltiplos de 200 x 100 pixels. Essa técnica funciona agrupando os tamanhos de janela da maioria dos usuários em uma série de “buckets” comuns, protegendo usuários individuais dentro desses buckets de serem destacados com base em sua janela ou tamanho de tela.
Para preservar essas proteções ao abrir novas janelas, o Navegador Tor substitui os padrões da plataforma e, em vez disso, selecionará um tamanho que esteja de acordo com nossas etapas de letterboxing até um máximo de 1000 x 1000 pixels. No entanto, embora isso possa ter sido bom no passado, uma largura máxima de 1000px não é mais adequada para a web moderna. Por exemplo, em muitos sites mais recentes, o primeiro ponto de interrupção responsivo está em algum lugar na faixa de 1000 – 1200px, o que significa que, por padrão, os usuários do Navegador Tor receberiam menus e layouts de sites destinados a tablets e dispositivos móveis. Alternativamente, em certos sites, os usuários receberiam a versão para desktop, mas com o incômodo de uma barra de rolagem horizontal. Isso, naturalmente, levaria os usuários desses sites a precisarem expandir cada nova janela manualmente antes que ela seja utilizável.
Em resposta, aumentamos o tamanho máximo das novas janelas para 1400 x 900 pixels e alteramos as etapas de letterboxing para corresponder. Graças ao aumento da largura, o Navegador Tor para desktop não deve mais acionar pontos de interrupção responsivos em telas maiores e a grande maioria dos nossos usuários de desktop verá uma proporção de aspecto de paisagem familiar mais condizente com os navegadores modernos. Este tamanho em particular foi escolhido por meio do processamento dos números para oferecer maior espaço para novas janelas sem aumentar o número de caçambas além do ponto de sua utilidade. Como um bônus adicional, também esperamos que os usuários do Navegador Tor não sintam a necessidade de alterar manualmente o tamanho de suas janelas com a mesma frequência de antes – mantendo assim mais usuários alinhados aos buckets padrão.