O Android tem sido bastante visado pelos malwares. Agora, por exemplo, temos mais um direcionado a dispositivos Android, o Trojan Predator. O Google informa sobre a ameaça, alegando que os ataques são muito eficazes.
Os ataques desse Trojan têm sua cota alta de eficácia pelo fato de os ladrões conseguirem entrar em telefones totalmente atualizados, o que é um risco ainda maior para os usuários do Android. O Google observa que os criadores das façanhas as revendem.
Trojan Predator
Predator é um Trojan semelhante ao famoso Pegasus. O Google identificou que o código malicioso é usado em países selecionados e que suas vítimas são usuários de telefones Android. Os ataques são bem-sucedidos porque podem ser executados em dispositivos totalmente atualizados.
Assim, esse malware acaba sendo mais perigoso que outros, uma vez que alguns deles apenas conseguem uma brecha em dispositivos desatualizados. A execução das ações desse Trojan em dispositivos atualizados, mostram como os agentes maliciosos estão evoluindo, para fazer cada vez mais vítimas no mundo inteiro.
O Google diz que o Predator é usado nos seguintes países: Egito, Armênia, Grécia, Madagascar, Sérvia, Espanha, Costa do Marfim e Indonésia, mas na verdade pode haver mais, só que ainda não se sabe. Se observarmos, já são muitos países e, para se espalhar para o mundo inteiro, pode ser apenas uma questão de tempo, caso ele não seja detido a tempo.
Infecção de smartphones Android
O fato de os invasores conseguirem infectar telefones com todos os patches do Android sugere que os hackers estão aproveitando vulnerabilidades desconhecidas. Atualmente, o Google está analisando 30 desenvolvedores de exploits que estão explorando buracos de 0 dias.
As vulnerabilidades são identificadas, em alguns casos, muito tardiamente, o que pode favorecer a ação dos agentes maliciosos. Certamente, nos próximos dias, os pesquisadores de segurança podem descobrir algo sobre essas possíveis novas vulnerabilidades, que estão favorecendo a ação do Trojan Predator.
O método de ataque em si é bastante comum. A vítima recebe links que os levam a páginas de onde o Predator é baixado. Portanto, lembre-se de não clicar em hiperlinks suspeitos, pois isso pode ter consequências desagradáveis.
Tomar algumas precauções, talvez te deixe afastado dessa e de outras ameças invisíveis, que podem te roubar informações preciosas, inclusive bancárias. Então, fique atento e não saia clicando em qualquer link que chegar em seu dispositivo. Além disso, cuidado ao baixar qualquer aplicativo, pois até mesmo os das lojas oficiais podem conter malwares, que podem roubar suas informações.
Via: KomputerSwiat