TSMC já fez mais de um bilhão de chips de 7 nm

TSMC já fez mais de um bilhão de chips de 7 nm
Imagem: TSMC.

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) anunciou que já produziu mais de um bilhão de chips de 7 nm. A TSMC observa que isso representa o número de chips de 7 nm funcionais e sem defeitos produzidos desde que a tecnologia entrou em produção em abril de 2018.

Com cada chip embalando mais de um bilhão de transistores, isso equivale a um total de um quintilhão de transistores de 7 nm! Os chips de 7 nm acabam em mais de 100 produtos de dezenas de clientes, incluindo AMD, Apple e Qualcomm.

TSMC já fez mais de um bilhão de chips de 7 nm

A AMD deve se tornar o maior cliente da TSMC neste ano, com sua arquitetura Zen 2, enquanto o Zen 3 deverá usar um nó MOSFET de 7 nm aprimorado. As próximas GPUs Big Navi também usam o processo de fabricação de 7 nm, assim como as placas atuais da AMD.

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) anunciou que já produziu mais de um bilhão de chips de 7 nm. Imagem: TSMC.

A TSMC escreve que a prática leva à perfeição quando se trata de fabricação de chips. Como foi a primeira a trazer 7 nm para alta produção, a empresa teve mais tempo e wafers para melhorar a qualidade e rendimento mais do que qualquer outro fabricante de semicondutores.

Desde que começou a produzir 7 nm, a TSMC introduziu a litografia ultravioleta extrema (EUV). A EUV permite que recursos em escala nanométrica sejam impressos com mais facilidade. No entanto, a criação EUV é mais complicada porque requer o acerto de minúsculas gotículas de estanho com pulsos de uma fonte de laser poderosa para transformar as gotículas em um plasma, que então emite o comprimento de onda de luz necessário.

A TSMC foi a primeira empresa a trazer o EUV para a produção comercial. Assim, a empresa está aplicando a experiência adquirida neste processo à sua fabricação de 5 nm.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile