A empresa PINE64 promete e garante que muito em breve será possível comprar o primeiro tablet rodando um sistema Linux por um preço pra lá de acessível, em torno de cem dólares. A empresa já desenvolve outros produtos como os já famosos dispositivos com Linux PineBook laptop, PinePhone móvel, PineTime smartwatch e agora o PineTab tablet. O desenvolvimento da maioria desses dispositivos está em andamento e a empresa também está enviando produtos de teste. Então, veja a seguir mais detalhes sobre o PineTab Linux com Ubuntu Touch.
Eles recentemente anunciaram pré-encomendas para o PineBook Pro e o PinePhone Community Edition, cujo envio começará neste mês. Além disso, o PINE64 agora está pronto para abrir pré-encomendas para o seu tablet Linux PineTab. Eles prometem no último blog pré-encomendas do PineTab até o final deste mês.
Tudo o que você precisa saber sobre o Linux PineTab com Ubuntu Touch OS
O PineTab é um tablet baseado na arquitetura ARM64 que suporta vários sistemas operacionais baseados em Linux. Semelhante ao PinePhone, o PineTab mais recente também está atualmente em fase de desenvolvimento. Portanto, o dispositivo é adequado para clientes que desejam um dispositivo de entrada.
O tablet vem com o Ubuntu Touch OS pré-instalado do UBports, que traz a experiência tradicional do desktop Ubuntu ao fator de forma móvel. No entanto, você também pode executar o Manjaro Linux e o GNOME 3.36 mais recente no seu PineTab.
Especificações técnicas do PineTab Linux com Ubuntu Touch OS
Vamos detalhar potência e hardware do PineTab. Ele vem com o Sowin quad-core Allwinner A64 (sistema no chip) e uma grande bateria de 6000mAh. Para armazenamento, ele fornece 2 GB de RAM LPDDR3 e 64 GB de armazenamento flash eMMC com capacidade de memória expansível usando um cartão SD ou SSD (Solid State Drive).
A tela do monitor possui um painel LCD IPS de 720p com um tamanho de 10 polegadas. O PineTab também possui um teclado e trackpad opcionais. Se você deseja uma experiência de laptop com funcionalidade de toque, pode conectar um teclado magnético opcional que custa mais 20 dólares.
Para conectividade externa, o PineTab vem com uma saída USB 2.0 de tamanho normal, uma USB-OTG e saída de vídeo digital. Há também uma porta de alimentação Micro USB ou barril para carregar o dispositivo.
Aqui está uma rápida visão geral das especificações técnicas:
- Sowin Quad Core Allwinner A64
- 2GB LPDDR3 RAM
- LCD capacitivo de 10 720p
- Slot micro SD inicializável
- 64GB de eMMC
- Saída de Vídeo Digital HD
- USB 2.0
- Micro USB 2.0 OTG
- Câmera frontal de 2MP e traseira de 5MP
- Alto-falantes e microfones
- O botão basculante do volume e o botão ‘home’
- Teclado conectado magneticamente (opcional)
- Bateria 6000mAh
Montar funcionalidade adicional no PineTab
O PineTab possui um dos recursos exclusivos para ampliar o potencial de uso. Ele possui uma placa adaptadora de expansão especial para adicionar funcionalidades como LTE, LoRa e SATA SSD.
Você também pode instalar várias expansões na placa adaptadora simultaneamente. No entanto, você pode usar apenas um de cada vez.
Aqui estão as opções de expansão disponíveis na loja PINE64 para o PineTab:
- Complemento SSD M.2 SATA
- Complemento M.2 LTE (e GPS)
- Complemento do módulo LoRa
- Complemento do módulo RTL-SDR
Como comprar o PineTab Linux com Ubuntu Touch?
Se você está realmente interessado em comprar este tablet Linux, acesse o link do site oficial da loja aqui.
Fossbytes