Turbostat do Linux adiciona suporte a Arrow Lake e Lunar Lake além de uma enumeração de recursos baseada em tabela. O utilitário Turbostat Linux CLI desenvolvido pela Intel para relatar a frequência do processador e estatísticas de inatividade está recebendo uma série de atualizações de recursos para Linux 6.7, bem como novo suporte de hardware.
O Turbostat é útil para fornecer informações sobre estatísticas modernas de estado de energia da CPU x86_64, detalhes de aumento de frequência turbo e bits relacionados, além de ser capaz de mostrar valores MSR específicos e outros detalhes da CPU.
Com o Linux 6.7, o suporte inicial é adicionado ao Turbostat para trabalhar nas próximas plataformas de processador Arrow Lake e Lunar Lake da Intel. Além disso, no lado do servidor também há suporte inicial para Granite Rapids, Sierra Forest e Grand Ridge. Isso vai com todos os outros trabalhos de driver Intel que temos visto nos últimos meses para essas futuras plataformas de cliente e servidor Intel.
Turbostat do Linux adiciona suporte a Arrow Lake e Lunar Lake
Além de adicionar suporte para as próximas duas gerações de processadores Intel Core e os próximos processadores Intel Xeon, o utilitário Turbostat agora suporta a noção de enumeração de recursos baseada em tabela para melhorar o manuseio da plataforma no futuro. O código existente do Turbostat depende de várias verificações de modelo de CPU em toda a base de código para descobrir os caminhos a seguir.
Essa enumeração de recursos baseada em tabela tem como objetivo substituir todas as diferentes verificações de modelo de CPU e variáveis ??globais em todo o código. Retrabalhar o Turbostat para usar essas informações de recursos definidas pela tabela representa a maioria das alterações no código do Turbostat para Linux 6.7.
O utilitário Turbostat CLI continua na árvore de origem do kernel Linux e esta solicitação pull apresenta todas as alterações enviadas para a janela de mesclagem do Linux 6.7 quase fechada.