Mesmo que os computadores quânticos estejam distantes, é amplamente aceito que a computação quântica tornará os padrões de criptografia atuais obsoletos, pois eles podem quebrá-los sem esforço. E o Tutanota é provavelmente o primeiro a se concentrar na segurança pós-quântica para seus e-mails e outros serviços futuros, como armazenamento em nuvem. Recentemente, o serviço de e-mail atingiu nada menos que 10 milhões de clientes pelo mundo. É considerado um dos melhores e mais seguros do planeta. Portanto, o Tutanota trabalha em nuvem segura pós-quântica.
O novo projeto “ PQDrive” de Tutanota é sobre isso.
Para não esquecer, a Tutanota atingiu recentemente a marca de 10 milhões de usuários e agora está trabalhando em uma solução segura de armazenamento online que impedirá que computadores quânticos quebrem a criptografia de arquivos.
Conheça o PQDrive: Tutanota trabalha em nuvem segura pós-quântica
O nome completo do projeto é PQDrive – Development of a Post-Quantum Encrypted Online Storage .
A Tutanota iniciou este projeto para desenvolver uma solução de armazenamento online que pode facilitar o armazenamento/troca de dados com segurança no mundo pós-quântico.
Isso foi possível graças a uma doação de 1,5 milhão de euros para PMEs pelo financiamento da KMU-innovativ do governo alemão.
O resultado deste projeto será um novo produto de armazenamento em nuvem chamado ‘ TutaDrive ‘. Ele está definido para ser um dos primeiros de seu tipo a permitir que os dados sejam armazenados/trocados com segurança, mesmo com computadores quânticos por perto.
O trabalho já começou; A Tutanota está trabalhando em cooperação com a Universidade de Wuppertal para gerenciar importantes tarefas de pesquisa, desde o teste de algoritmos criptográficos até a desduplicação de dados criptografados.
Para alcançar a criptografia segura pós-quântica, eles usam uma abordagem híbrida em que todos os dados são criptografados usando algoritmos convencionais e os novos algoritmos seguros pós-quânticos .
Tutanota também enfatizou a importância de tal abordagem:
Enquanto os novos algoritmos estão sendo amplamente testados em inúmeros projetos de pesquisa, a criptografia híbrida é obrigatória. Nunca se pode descartar que uma exploração dos novos algoritmos não seja encontrada no futuro, tornando-os inúteis.
É por isso que os dados no TutaDrive são duplamente protegidos por enquanto – pelo menos até que os novos algoritmos também se comprovem ao longo do tempo.
Eles já começaram a testar a abordagem híbrida em seus clientes de e-mail, o que em breve permitirá que os usuários do Tutanota enviem e-mails criptografados pós-quânticos.
Sugiro que você leia a postagem do blog deles para se aprofundar no projeto PQDrive; existem algumas partes técnicas fascinantes lá.
Tutanota está entre os primeiros a pressionar pela implementação de uma nuvem segura pós-quântica em casos de uso convencionais. Estou animado para ver o que o futuro reserva para tal empreendimento.