Há pouco tempo saiu a mais nova versão do popular editor gráfico para Linux desenvolvido para ensinar desenho a crianças de 3 a 12 anos. Estamos falando do Tux Paint 0.9.26. Esta nova versão destaca a inclusão de novas ferramentas, as mais importantes são “Ferramenta de preenchimento” e “Pixels”.
Para quem não conhece o Tux Paint, saiba que o programa foi desenvolvido para crianças de 3 a 12 anos e foi inicialmente criado para funcionar no sistema operacional GNU/Linux, já que não existiam aplicativos de desenho semelhantes para crianças. Ele é escrito na linguagem de programação C e usa várias bibliotecas auxiliares gratuitas.
O Tux Paint se destaca de outros programas de edição gráfica (como GIMP ou Photoshop), pois foi projetado para ser usado por crianças a partir dos três anos de idade. A interface do usuário deve ser intuitiva e usa ícones, comentários audíveis e sugestões de texto para explicar como o programa funciona. Além disso, os efeitos sonoros e o mascote (Tux, do Linux) visam envolver as crianças.
A interface de usuário do Tux Paint é dividida em cinco painéis:
- Barra de ferramentas, incluindo algumas ferramentas básicas, como pintar ou desenhar linhas, bem como controles como desfazer, salvar, sair ou imprimir.
- Canvas, o espaço para desenhar e editar imagens.
- Paleta de cores, com 17 cores predefinidas mais a opção de escolher uma personalizada.
- Seletor, fornecendo vários objetos selecionáveis ??(por exemplo, pincéis, tipografia ou subferramentas, dependendo da ferramenta atual).
- Área de informações com instruções e sugestões.
Principais novidades do Tux Paint 0.9.26
Tal y como se mencionó al inicio, esta nueva versión de Tux Paint 0.9.26 llega con nuevas herramientas y una de ellas es Fill tool la cual ofrece la opción para rellenar un área con un degradado lineal o circular con una transición suave de un color a outro.
Também se destacam as novas “Ferramentas Mágicas” que são “Pixels” que permitem criar gráficos de pixel no estilo de jogos antigos , bem como “Tabuleiro de damas” para preencher uma área com um padrão selecionado e “Clonar” para duplicar partes de a imagem com um pincel.
Além disso, novas configurações foram adicionadas para aumentar o tamanho dos elementos da tela para deficientes visuais e para refazer o esquema de cores para um funcionamento mais correto dos sistemas de entrada para pessoas com problemas de movimento, como os sistemas de navegação baseada no olhar .
E também é mencionado que a documentação foi retrabalhada para facilitar sua localização.
Por fim, se você quiser saber mais sobre esta nova versão , pode verificar os detalhes neste link.