O Twitter está procurando maneiras alternativas de gerar receita, com um modelo de assinatura sendo uma possibilidade para a rede social. Isso tornaria o Twitter menos dependente da publicidade direcionada, por exemplo.
De acordo com a Bloomberg, o produto de assinatura do Twitter ganhou mais força nos últimos meses graças à pandemia COVID-19 e à pressão de investidores ativistas. Segundo o site, o Twitter, se beneficiaria de um fluxo de receita separado, que não depende tanto da publicidade da marca. “A base de usuários da empresa nos Estados Unidos, seu mercado mais valioso, também começou a estagnar, o que significa que ela não pode depender simplesmente de adicionar usuários, sem receita”, afirmou o Bloomberg.
Modelo de assinatura para gerar receita ao Twitter
O Twitter está explorando algumas ideias diferentes. Uma delas permitiria aos usuários pagar às pessoas por conteúdo exclusivo, por exemplo. A rede social também pode cobrar pelo uso de serviços como o TweetDeck. O TweetDeck é uma alternativa popular do Twitter que facilita o gerenciamento de várias contas e listas.
O Twitter também pode cobrar uma taxa que daria aos usuários acesso a recursos premium, incluindo “desfazer envio” e opções avançadas de personalização de perfil. Um recurso que não é mencionado no relatório da Bloomberg, mas pelo qual as pessoas sem dúvida pagariam, é a capacidade de editar Tweets. É um recurso que os usuários do Twitter vêm solicitando há anos. Talvez, se explorado em uma conta premium, por exemplo, atraia usuários dispostos a pagar.
As plataformas de mídia social são normalmente gratuitas como uma forma de aumentar sua base de usuários e também incentivar o envolvimento. No entanto, o custo de funcionamento desses serviços é compensado por anúncios. Todavia, os gastos com publicidade diminuíram consideravelmente graças à pandemia, razão pela qual o Twitter agora está considerando seriamente as opções premium.
Além disso, o chefe de produto de receita do Twitter, Bruce Falck, disse à Bloomberg que aumentar a durabilidade da rede social “é o principal objetivo da empresa”.
Além de conteúdo exclusivo ou cobrança pelo TweetDeck, o Twitter está considerando outros possíveis recursos premium, incluindo vídeo de alta qualidade, ferramentas analíticas mais detalhadas e um feed sem anúncios. O último recurso, no entanto, pode afetar fortemente os negócios mais importantes do Twitter.
“Embora estejamos entusiasmados com esse potencial, é importante observar que ainda estamos em um estágio inicial de exploração e não esperamos nenhuma receita significativa atribuível a essas oportunidades em 2021”, disse Falck.