Elon Musk deu mais um passo para acabar definitivamente com o Twitter. Não vai restar nada que lembre a antiga rede social. Para isso, mais um passo importante acaba de ser dado e o antigo Twitter trocou seu identificador oficial para @X como parte do rebranding em andamento. Como resultado, o identificador original do @Twitter agora está inativo e sua biografia diz “Esta conta não está mais ativa. Siga @x para atualizações.” Os outros identificadores oficiais da empresa de mídia social abandonaram o apelido “Twitter” ou o substituíram pela letra X.
No entanto, o Twitter não havia contatado o proprietário original do identificador @X – Gene X Hwang, do estúdio de fotografia e videografia corporativa Orange Photography. Porém, hoje cedo, Hwang twittou “Tudo bem quando acaba bem” de seu novo identificador @x1234567998765. Até agora não está claro se ele vendeu o identificador para o Twitter.
Twitter muda endereço padrão oficial para @X
Os próprios identificadores do Twitter, como @TwitterSupport, @TwitterDev — que agora está inativo — e @TwitterAPI agora são @Support, @Xdevelopers e @API, com o novo logotipo X como imagem de perfil. No entanto, vários identificadores regionais, como Twitter Japan e Twitter India, ainda não foram renomeados.
O serviço de assinatura Twitter Blue da empresa agora é @XBlue no site. No entanto, a página Sobre do plano pago ainda possui a marca Twitter Blue. De acordo com uma atualização na página de vídeos do Twitter (visto pela primeira vez pelo The Verge), os usuários verificados agora podem permitir que outros usuários do Blue baixem os vídeos que postam na rede social para visualização offline.
Na terça-feira, a empresa atualizou brevemente o novo logotipo ‘X’ com linhas mais ousadas. Mais tarde, porém, Elon Musk disse que está revertendo a mudança, pois “não gostou das barras mais grossas” e o logotipo “evoluirá com o tempo”.
O rebranding do Twitter não foi tranquilo, pois várias partes do site ainda carregam a marca e o apelido do Twitter – incluindo os aplicativos móveis. Nos últimos dias, vários relatórios observaram que a Microsoft possui uma marca registrada X desde 2003 relacionada ao Xbox e a Meta possui uma marca registrada federal desde 2019 cobrindo uma letra “X” em azul e branco. O advogado de marcas registradas Josh Gerben disse à Reuters que há “100% de chance” de que a rede social de propriedade de Musk seja processada por alguém por causa do rebranding do X.
Começo do fim
A empresa também havia começado a remover o logotipo do Twitter de sua sede em San Francisco, mas o trabalho foi apenas parcialmente concluído, pois o guindaste que bloqueava o tráfego saiu porque a polícia considerou “trabalho não autorizado”.
Um relatório do New York Times publicado na segunda-feira observou que os funcionários do escritório começaram a remover itens relacionados a pássaros e renomear as salas de conferência como “eXposure”, “eXult” e “s3Xy”.
Na terça-feira, o Wall Street Journal informou que o X está oferecendo novos incentivos aos anunciantes nos Estados Unidos e no Reino Unido. O relatório disse que a empresa está oferecendo preços com desconto para anúncios em vídeo na guia “Explorar”.