Twitter testa traduções automáticas no Brasil

o-twitter-esta-reformulando-o-tweetdeck
o-twitter-esta-reformulando-o-tweetdeck

Alguns usuários do Twitter no Brasil podem estar vendo uma linha do tempo puramente em português, mesmo que estejam seguindo contas que tuitam em outros idiomas. Isso porque o Twitter começou a testar traduções automáticas no Brasil para facilitar a compreensão das conversas.

Em um post, a empresa disse que o recurso estará ativado por padrão para um número limitado de usuários em iOS e Android. Embora o Twitter já tenha um recurso de tradução, os usuários ainda precisam clicar em um tweet para ativá-lo.

Twitter testa traduções automáticas no Brasil

O Twitter dividiu os testadores em dois grupos diferentes, provavelmente em um esforço para ver qual formato seria melhor recebido. Um grupo verá todos os tweets em seu idioma preferido e precisam clicar em um tweet para vê-lo em sua forma original. O outro grupo verá o texto original e o traduzido em um tweet. Ambos os grupos saberão que estão procurando traduções, porque os tweets serão marcados com “Traduzido pelo Google” ou “Traduzido pela Microsoft”.

Alguns usuários do Twitter no Brasil podem estar vendo uma linha do tempo puramente em português, mesmo que estejam seguindo contas que tuitam em outros idiomas. Imagem: James Martin | CNET.

Enquanto o Twitter diz que o recurso pode ajudar os usuários a ficar por dentro do que é relevante, as traduções automáticas podem ser extremamente imprecisas às vezes. Em 2017, um palestino foi preso depois que o Facebook traduziu a legenda que ele usou para uma foto dele ao lado de uma escavadeira para “atacá-los/feri-los”. Sua legenda na realidade dizia “bom dia”.

Não está claro se o recurso experimental pode ser desativado em sua forma atual, mas os usuários podem alterar suas preferências de idioma nas configurações. O Twitter diz que pode expandir a disponibilidade do recurso para outros usuários no Brasil e em outros países no futuro, dependendo de como o teste se sai.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile