O Ubuntu permanece sendo um dos sistemas GNU/Linux mais populares. Hoje, um anúncio já avisou que as ISOs de compilações diárias do Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa” estão disponíveis para os primeiros testes. E assim, com a notícia começam as expectativas e os rumores sobre a próxima versão LTS do Ubuntu.
Para começar não há como deixar de lado o nome ou codinome do Ubuntu 20.04 LTS, que seria, Focal Fossa. Para nós brasileiros, o nome parece estranho, mas há uma explicação sobre a escolha. O termo Focal indica centro, parte importante, foco, e o termo Fossa é uma referência a um grande mamífero noturno. O animal pertencente a família civet e possui a cor marrom-avermelhado e vive nas florestas tropicais de Madagascar.
Como já dissemos antes, o Ubuntu 20.04 LTS terá sua versão beta lançada em 02 de abril de 2019 e a sua versão final em 23 de abril. Por ser uma versão LTS o suporte à atualizações são de 5 anos, mas os interessados podem comprar o suporte extendido, e assim, o Ubuntu 20.04 LTS poderá ter 10 anos de muito suporte.
Quais os rumores sobre as novidades do Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa”?
O Ubuntu 20.04 LTS “Focal Fossa” segue cheio de rumores e muita expectativa. A maior dela é o fim do suporte ao Windows 7, e muita gente anda comentando, especialmente no Reddit que pode ser um excelente momento para o Ubuntu. Afinal, o novo Windows XP, o Windows 7 terá seu suporte encerrado em 14 de janeiro de 2020.
E assim, a ideia é que os usuários possam migrar de vez para o Ubuntu 20.04 LTS ao invés de ir para o Windows 10. Ao mesmo tempo, há tópicos no Reddit que supõem que as estatísticas do Ubuntu, são para identificar com mais precisão o perfil de usuários e tornar tudo mais prático.
Já falando sobre as possíveis novidades para o Ubuntu 20.04 LTS, é esperado um aumento significativo de aplicativos Snap, uma padronização de ícones, aumentando a gama do suporte as aplicações.
E falando em Snap, a loja deve sinalizar quando os editores são verificados. Essa verificação lembrará as das redes sociais, um espécie de visto na cor verde vai aparecer para todos os desenvolvedores verificados. E o contrário, um sinal de aviso, também será exibido.
Após a instalação de qualquer aplicativo Snap, o usuário que estiver usando o Ubuntu 20.04 LTS poderá ser notificado com dicas de uso daquele aplicativo. O mundo das notificações deve receber uma atenção maior. Inclusive, o usuário poderá ser notificado caso ele possua drivers adicionais para serem instalados. Com isso, o sistema vai verificar o hardware utilizado e notificar quando necessário.
O tamanho da ISO ou do espaço consumido por ela após a instalação também é tido como algo esperado. O Ubuntu 20.04 LTS deve ter um atenção maior sobre o consumo de energia, especialmente de notebooks ou dispositivos móveis que fazem uso de bateria.
Um novo kernel já deve ser utilizado na nova versão, a área de trabalho deve ficar mas limpa e com mais espaço. Os drivers da NVIDIA também vão entrar na pauta, e devem receber mais suporte e disponibilidade na própria ISO seguindo o modelo atual.
E por falar em gráficos, é esperado uma melhoria no suporte para uso de vários monitores pelo GDM. E o sistema de arquivos ZFS já deve ter passado por alguns polimentos, afinal ele foi lançado junto com o Ubuntu 19.10 na semana passada.
Isso não quer dizer que o ZFS já seja o sistema de arquivos padrão, mas poderá ser tido como um opção confiável até o ano que vem. Dito isso tudo depende de testes e dos resultados neste primeiro momento.
Com o lançamento do Ubuntu 19.10 muitos recursos ainda podem ser testados na versão recém lançada, e se apresentarem estabilidade, devem ser implementadas já na próxima versão. Inclusive, o suporte melhorado para jogos é um dos pedidos comunitários aos devs do Ubuntu.
E por fim, o suporte do Ubuntu 20.04 LTS seguirá o calendário. O suporte ao LTS será estendido até 2028 no mês de abril. As atualizações incluirão drivers e manutenção de atualizações (até novembro de 2022 ), atualizações de manutenção (até março de 2025), versões intermediárias e manutenção de segurança estendida (serviço pago) para clientes (até 2030 de abril).
Por quanto, esses são os rumores comentados e esperados para o Ubuntu 20.04 LTS, mesmo algumas coisas parecendo óbvias, nenhuma delas podem ser levadas como algo final, tudo pode mudar até a data de congelamento que será em 19 de março de 2020.
Agora só aguardar. Qualquer novidade atualizaremos a publicação.