O próximo Ubuntu 21.04 será fornecido com o ambiente GNOME 3.38 por padrão, em vez do GNOME 40. De acordo com o desenvolvedor do Ubuntu Sebastien Bacher, o lançamento do Ubuntu 21.04, previsto para abril de 2021, se manterá no GNOME 3.38 e no kit de ferramentas GTK 3 já usado na versão atual.
Uma vez que o GNOME é o ambiente de desktop padrão do Ubuntu, cada novo lançamento do Ubuntu segue o ciclo de lançamento de seis meses do GNOME; então, o Ubuntu 21.04 deveria ser entregue com o GNOME 40 por padrão, com lançamento previsto para o final de março de 2021.
Ubuntu 21.04 será lançado com GNOME 3.38 em vez do GNOME 40
No entanto, devido ao novo design do shell que o Projeto GNOME anunciou há alguns meses, os desenvolvedores do Ubuntu estão evitando atualizar os pacotes de desktop para o GNOME 40 porque isso pode ter um grande impacto no desktop e nas extensões do Ubuntu.
Sebastien Bacher disse:
O novo design do shell ficará totalmente pronto em um ciclo? Qual é o impacto em nosso desktop e extensões? Esses são tópicos nos quais vamos gastar recursos e, idealmente, estaríamos ajudando a levar as coisas adiante, mas já está no meio do ciclo; não levamos em consideração nenhum deles e a equipe já está sobrecarregada.
O mesmo vale para o kit de ferramentas GTK 4 lançado recentemente; o GTK 4 não estará disponível no próximo lançamento do Ubuntu 21.04 devido a questões temáticas; a Canonical desenvolve seu próprio tema de desktop para o Ubuntu chamado Yaru.
Tudo isso parece realmente decepcionante, mas seremos capazes de instalar e executar o próximo ambiente de desktop GNOME 40 no Ubuntu 21.04 após seu lançamento no final de abril.
9to5Linux