Além do Ubuntu 22.04 voltar a usar o NVIDIA para usar o X11 por padrão em vez do Wayland como uma mudança no dia do lançamento, separadamente, houve outra mudança importante de última hora afetando o suporte 3D para máquinas virtuais. Aqueles com hosts Ubuntu 22.04 e lançando o Ubuntu 22.04 VMs de desktop encontrarão a aceleração 3D desabilitada por padrão.
No último dia 14 de abril que o pacote osinfo-db do Ubuntu 22.04 “Jammy Jellyfish” recebeu atualização, onde adicionou as entradas do Ubuntu 22.04 e também decidiu ativar a aceleração 3D (experimental) para instalações recentes de desktop Debian e Ubuntu.
Uma semana antes do lançamento, essa mudança habilitou a aceleração 3D por padrão ao instalar sistemas operacionais de desktop Debian/Ubuntu recentes de hosts Ubuntu 22.04 LTS. O osinfo-db é usado por GNOME Boxes e Virt-Manager.
Ubuntu 22.04 LTS desativa a aceleração 3D para VMs convidadas com caixas GNOME e Virt-Manager
Mais uma vez, a pilha de drivers gráficos 3D Linux de código aberto mostrou problemas. Esta semana antes do lançamento do Ubuntu 22.04 LTS, essa mudança foi desabilitada por ter a aceleração 3D por padrão definida em osinfo-db. Descobriu-se que os convidados de teste do Ubuntu 22.04 LTS e do Debian estavam levando a telas pretas como GNOME Boxes e Virt-Manager.
Existe este relatório de bug em torno do login quebrado para VMs e parece atribuí-lo pelo menos em parte ao Wayland, enquanto outras indicações são um driver VirtIO quebrado. Como os desenvolvedores do Ubuntu não sabem imediatamente o que está acontecendo, eles recorreram à reversão da mudança da semana anterior. Por ser um lançamento de Long-Term Support (LTS), o Ubuntu 22.04 parece ter tido mais mudanças importantes ????de última hora do que o normal.
De qualquer forma, o envio osinfo-db no Ubuntu 22.04 LTS, pelo menos por enquanto, está desabilitando esse recurso 3D para máquinas virtuais convidadas do Ubuntu.
Ubuntu 22.04 LTS altera o padrão do driver NVIDIA para usar o X.Org em vez do Wayland
Enquanto em março o Ubuntu 22.04 “Jammy Jellyfish” mudou o comportamento padrão do driver da NVIDIA para usar Wayland em linha com gráficos Intel e Radeon usando a sessão GNOME Wayland em vez do X.Org para os últimos lançamentos, essa alteração foi revertida no último -minuto. Com um SRU no dia do lançamento, o Ubuntu 22.04 LTS é padronizado para usar a sessão GNOME X.Org em vez de Wayland ao executar o driver NVIDIA proprietário.
No ano passado, o Ubuntu adotou como padrão a sessão Wayland ao usar os drivers Intel, Radeon e outros drivers do Mesa para a área de trabalho do GNOME. Está funcionando lá fora, enquanto o padrão para o Ubuntu 21.04/21.10 com o driver da NVIDIA foi ficar com a sessão X.Org. Isso foi planejado para mudar com o Ubuntu 22.04 LTS agora que o driver proprietário da NVIDIA suporta GBM e, ao usar as versões mais recentes, o suporte a Wayland geralmente está em ótima forma. Assim, no mês passado, quando a mudança foi feita para o driver da NVIDIA para o padrão Wayland, foi um sinal dos bons tempos para Wayland…
Mas esta semana antes do lançamento do Ubuntu 22.04, a NVIDIA solicitou ao Ubuntu/Canonical que eles alterassem seu padrão para X.Org em sistemas somente NVIDIA.
Portanto, o pacote GNOME Display Manager (GDM) do Ubuntu foi atualizado para que os sistemas somente NVIDIA voltem a usar a sessão GNOME X.Org por padrão. A exceção, porém, é para sistemas gráficos híbridos onde há uma mistura de GPUs NVIDIA e Intel/AMD, Wayland será o padrão nesses casos por ter uma experiência melhor que o X.Org. Mas pelo menos a opção de tela de login do GDM permanecerá para permitir que os usuários do NVIDIA Linux optem por usar a sessão Wayland, se assim o desejarem.
Esse pacote GDM foi carregado na quinta-feira e não faz parte da imagem de lançamento do Ubuntu 22.04 LTS, mas sim de uma atualização inicial. Portanto, por padrão, a NVIDIA no Ubuntu 22.04 LTS volta a usar a sessão X.Org, mas pelo menos existe a opção de tempo de login fácil se você quiser aproveitar a experiência NVIDIA Wayland.
Via Phoronix