Ubuntu 22.04 LTS tem codinome revelado

Compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) já estão disponíveis para download
Compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) já estão disponíveis para download

Na semana passada, tivemos a chegada de uma nova versão do Ubuntu Linux, a 21.10 Impish Indri. Como esta é uma distribuição intermediária, ela terá vida útil de apenas 9 meses. No entanto, logo após esse lançamento, já começaram os preparativos para a próxima versão LTS, o Ubuntu 22.04, previsto para abril do ano que vem. Este terá uma durabilidade muito maior, com suporte a longo prazo. Assim, os responsáveis acabam de dar o primeiro passo e definiram o codinome para o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS do próximo ano é ‘Jammy Jellyfish’. O novo nome saiu no Launchpad, que é local de desenvolvimento do Ubuntu, como é tradição. 

A palavra ‘jammy’ surge informalmente no Reino Unido para significar muita sorte ou muito bom.

Jammy é um adjetivo interessante. Em termos gerais, significa ser recheado com geleia (o que os americanos chamam de jelly) ou algo que tenha a consistência de geleia. No entanto, a palavra ‘jammy’ também é usada informalmente no Reino Unido para significar alguém ou algo que é muito sortudo ou afortunado.

Já o termo Jellyfish significa águaviva (ou caravelas) em português e é “uma criatura marinha com um corpo semelhante a uma geleia e partes longas e finas chamadas tentáculos que podem dar uma picada aguda, de acordo com o Dicionário Oxford.

Ubuntu 22.04 LTS tem codinome revelado

Ubuntu 22.04 LTS tem codinome revelado

Portanto, o Ubuntu 22.04 LTS é o próximo lançamento de suporte de longo prazo do Ubuntu e deve chegar em abril de 2022. O planejamento para o lançamento está em andamento, mas não se sabe muito (ainda) sobre os planos da Canonical para isso.

Podemos assumir que apresentará um novo kernel, novos drivers gráficos e uma série de aplicativos atualizados. A área de trabalho será GNOME 41 (ou posterior). Por outro lado, o Firefox estará disponível apenas como um aplicativo Snap, com o repo build retirado; e o novo instalador baseado em Flutter do Ubuntu pode ser o padrão.

Visto que este lançamento serve como base para os próximos anos do Ubuntu, maiores mudanças técnicas e fundamentais também são possíveis.

É uma combinação de codinomes bem criativa que combina a diversão de codinomes recentes (como Hirsute Hippo e Disco Dingo) com escolhas mais cuidadosas do passado (por exemplo, Hardy Heron foi uma escolha muito boa para um LTS).

Enquanto isso, a estreia da versão 21.10 e de seus sabores derivados oficiais não trouxe grandes mudanças como se poderia imaginar, frustrando muitos fãs da distribuição.

Via OMG Ubuntu

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile