Ubuntu 22.04 LTS volta a utilizar o X.Org para NVIDIA!

ubuntu-22-04-lts-volta-a-utilizar-o-x-org-para-nvidia

O Ubuntu 22.04 LTS foi lançado e uma mudança importante ocorreu. Faz anos que a Canonical investe em alternativas ao X.Org, mas parece que não tem dado muito certo. Inicialmente o MIR era o foco maior da empresa, depois o Wayland.

No entanto, nas notas de lançamento do Ubuntu 22.04 LTS houve uma mudança. A Canonical agora vai usar o X.Org quando o assunto for NVIDIA. Segundo fontes, a NVIDIA solicitou a Canonical e solicitou a mudança.

O pedido foi feito logo após o lançamento da nova versão do Ubuntu. Desta forma, o Ubuntu a partir de agora vai usar o Wayland para Intel e Radeon e o X.Org para NVIDIA.

Saiba o motivo da mudança para X.Org em drivers NVIDIA

Devido às taxas de quadro incorretas, um bug complexo surgiu.

Esse erro de renderização ocorre apenas ao renderizar quadros que levam muito tempo para renderizar, como jogos. Cenas simples que podem ser renderizadas no orçamento de tempo de uma atualização de monitor não apresentarão esse problema (como glxgears a X000 fps). É simples de reproduzir se você tiver algum programa que gaste um tempo significativo em quadros de renderização opengl/vulkan (digamos pelo menos 10ms de tempo de gpu por quadro com base em testes no Path of Exile), caso contrário, suponho que pode ser difícil replicar como o problema não ocorre muito quando os tempos de quadro estão no tempo de atualização de um monitor.

Explica o relatório de bug do xserver no GitLab.

Como resultado, o pacote gdm3 do Ubuntu 22.04 LTS foi atualizado como uma correção. E com isso, todos os sistemas NVIDIA podem usar a sessão GNOME X.Org por padrão.

Além disso, o pacote gdm3 atualizado não faz parte do ISO da versão original, e todos os usuários que usam NVIDIA vão receber esse pacote alterado por meio de atualizações regulares do Ubuntu.

Já a opção Wayland ainda está disponível na tela de login ao usar o GNOME. Além disso, o Wayland ainda seria o padrão para sistemas de GPU híbridos (uma mistura de AMD/Intel e NVIDIA).

Por fim, o Ubuntu 22.04 LTS com NVIDIA está de volta ao X.Org até isso ser corrigido pela NVIDIA, para você poder experimentar um desempenho mais rápido e outros benefícios adicionais do uso do Wayland. Mas, ainda há quem diga que não será temporário, e que a aposta em manter o X.Org para drivers NVIDIA é o melhor caminho.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.