Uma das mudanças previstas para a próxima versão do sistema operacional Ubuntu 22.10 previsto para outubro é a transição do WPA_Supplicant para o daemon IWD da Intel para necessidades sem fio do Linux. IWD é o iNet Wireless Daemon mantido pela Intel e projetado para oferecer melhor eficiência e recursos modernos em relação ao WPA_Supplicant comumente usado. O IWD pode ser integrado ao NetworkManager, ao systemd-networkd e ao Intel’s ConnMan, enquanto o geral está em grande parte em boa e madura forma nos dias de hoje. A Intel começou a desenvolver o IWD há mais de meia década. Assim, o Ubuntu 22.10 deve substituir o WPA pelo IWD para Linux sem fio.
Em 2020, os desenvolvedores do Ubuntu estavam analisando o IWD para substituir potencialmente o WPA_Supplicant. Agora, para o ciclo atual do Ubuntu 22.10, essa mudança pode finalmente acontecer.
Ubuntu 22.10 deve substituir o WPA pelo IWD para Linux sem fio
Desde o mês passado tem sido esse bug do Ubuntu sobre promover o IWD do arquivo Ubuntu Universe para o arquivo “principal” e substituir o WPA pelo IWD como o serviço sem fio padrão.
Os TODOs abertos ainda estão sendo analisados e o IWD precisa ser avaliado mais de perto pela equipe de segurança do Ubuntu antes que qualquer decisão final seja tomada sobre ter o IWD por padrão no Ubuntu 22.10, mas ao acompanhar de perto o processo do IWD nos últimos anos, há boas chances de acontecer agora neste ciclo pós-LTS.
O site básico do projeto IWD para os interessados pode ser encontrado em kernel.org.
Ubuntu terá importante atualização
O Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto. As compilações diárias do ‘Kinetic Kudu’ vêm com o novo aplicativo GNOME ‘Text Editor’ no lugar do robusto software ‘ Gedit ‘. Assim, ao que tudo indica, o Ubuntu 22.10 substitui o Gedit pelo novo editor de texto.
Como o Gedit é rotulado como ‘editor de texto’ no Ubuntu, você pode precisar reler essa frase para entender a diferença sutil.
O novo editor de texto do Ubuntu 22.10 é o Text Editor, um aplicativo GTK4 enviado como parte da coleção de aplicativos principais do GNOME desde o lançamento do GNOME 42 em março. O novo aplicativo tem o nome do pacote gnome-text-editor
e substitui o editor de texto cujo nome do pacote é gedit
. Vamos ver o que essa mudança representa de fato e o motivo dela estar acontecendo.
Via Phoronix