Ubuntu 24.04 LTS já está disponível para download!

Ubuntu corrige o antigo suporte NVIDIA Wayland para GNOME e contrata engenheiros de desktop

A Canonical acaba de lançar o Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) como a versão mais recente de seu popular sistema operacional baseado em Linux. Essa nova versão apresenta algumas das mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Ubuntu 24.04 LTS

Alimentado pelo kernel Linux 6.8, o Ubuntu 24.04 LTS apresenta o mais recente ambiente de desktop GNOME 46, uma ferramenta gráfica de atualização de firmware totalmente nova chamada Firmware Updater, Netplan 1.0 para gerenciamento de rede de última geração, fonte Ubuntu atualizada, suporte para o deb822 formato para fontes de software, aumentado vm.max_map_countpara melhores jogos, e Mozilla Thunderbird como Snap por padrão.

Além disso, ele também vem com um instalador de desktop gráfico baseado em Flutter atualizado que agora é capaz de se atualizar e apresenta várias mudanças, como suporte para recursos de acessibilidade, instalações ZFS guiadas (não criptografadas), uma nova opção para importar configurações de instalação automática para provisionamento personalizado de modelo, como bem como novas opções de instalação padrão, como Seleção padrão (anteriormente Mínima) e Seleção estendida (anteriormente Normal).

O Ubuntu App Center baseado em Flutter foi atualizado com novos recursos e melhorias para melhor gerenciamento de pacotes. Além disso, o Ubuntu 24.04 LTS implementa prioridade adequada para o repositório “proposto” para evitar instalações interrompidas quando os usuários instalam atualizações potencialmente instáveis ??do repositório “proposto”.

ubuntu-24-04-lts-ja-esta-disponivel-para-download

Mais adições da versão

O Ubuntu 24.04 LTS inclui suporte pronto para uso para Raspberry Pi 5, suporte “Ano 2038” para a arquitetura ARMhf, registro automático de certificados ADSys Active Directory, suporte para muitos novos dispositivos de impressão digital, bem como otimizado Power Profiles Manager para oferecer suporte a recursos de hardware mais recentes, especialmente para sistemas AMD, e aumentar automaticamente os níveis de otimização para laptops quando executados apenas com bateria.

Quando o assunto é segurança, esta versão implementa restrições de namespace de usuário sem privilégios no kernel, o que afeta todos os programas no sistema que não têm privilégios e não estão confinados.

Um caso de uso comum para namespaces de usuários sem privilégios são aplicativos que constroem seus próprios sandboxes ou trabalham com estilos de cargas de trabalho de contêiner. Como tal, perfis AppArmor que permitem o uso de namespaces de usuários sem privilégios também são fornecidos para aplicativos e estruturas comuns que vêm do arquivo Ubuntu, bem como aplicativos populares de terceiros como Google Chrome, Discord e outros.

Canonical

Além disso, o Ubuntu 24.04 LTS traz uma aplicação mais consistente de configurações de sistema OpenSSL e GnuTLS para permitir que as regras do AppArmor concedam acesso aos arquivos de configuração do aplicativo por padrão. Ele também descontinua e desabilita chaves de assinatura de repositório RSA APT de 1024 bits, pois o APT no Ubuntu 24.04 LTS exige que os repositórios sejam assinados com chaves RSA assinadas de 2048 bits, Ed25519 ou Ed448. Além disso, melhorias de segurança no Ubuntu 24.04 LTS evitam muitas vulnerabilidades de segurança não descobertas, tornando-as inexploráveis, aumentam significativamente a detecção e mitigação de buffer overflow e mitigam ataques de reutilização de código em plataformas AArch64 (ARM64).

Internamente, o Ubuntu 24.04 LTS vem com um conjunto de ferramentas atualizado que inclui GCC 14, GNU Binutils 2.42, GNU C Library (Glibc) 2.39, systemd 255.4 como sistema init padrão, Java 21 como padrão, Python 3.12 como versão padrão do Python, PHP 8.3, Ruby 3.2, LLVM 18 como padrão, Rust 1.75, bem como NET 8 e Go 1.22 como padrão.

Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) está disponível para download agora mesmo no site oficial ou usando os links de download direto abaixo para as edições Ubuntu Desktop e Server. Consulte a página oficial do projeto.