Se você é fã do desktop Budgie, há uma boa novidade. O Ubuntu Budgie lança um pacote que permite instalar este desktop no Debian. Assim, aumenta a possibilidade de escolha de qual ambiente usar em sua distribuição Linux favorita.
Embora o Budgie seja um desktop, quem está por trás dele também são responsáveis pelo Ubuntu Budgie. Assim, ele pode ser instalado em qualquer distribuição que tenha os pacotes em seus repositórios, e em breve O Budgie pode ser instalado no Debian? Bem, a verdade é que você já pode, embora seja uma v0.0.1 que está em fase de testes e seu uso só é recomendado em Debian Testing.
Ubuntu Budgie lança pacote para instalar seu desktop no Debian. Debian Testing com a imagem do Ubuntu Budgie
A versão mais recente do desktop é Budgie 10.6, e foi lançado no início de março. O que eles enviaram para o GitHub é o pacote para o Debian (Clique aqui):
A tag de lançamento v0.0.1 foi feita junto com um pacote budgie-desktop-environment que pode ser instalado em uma versão de teste do Debian https://github.com/UbuntuBudgie/debian-bde/releases/tag/v0.0.1. Por favor, tente o pacote .deb.
Os aplicativos padrão do pacote são descritos aqui https://github.com/UbuntuBudgie/debian-bde/blob/main/debian/control. Isso foi testado no Debian Testing via instalação netinst – nenhum ambiente de desktop anterior foi instalado.
Neste momento existem bugs conhecidos ou coisas que podem ser melhoradas. Então, por exemplo, caso queira, não será possível ocultar o menu de ajuda do GNOME. E até agora não o fizeram porque o Debian se comporta de maneira diferente do Ubuntu, onde normalmente adicionam NoDisplay a arquivos .desktop, e se perguntam se esse recurso não existe no Debian.
Em suma, é uma nova opção para experimentar, especialmente para quem procura algo novo e usa o Debian Testing.
Budgie 10.6
O desenvolvedor Joshua Strobl da equipe do Budgie Desktop anunciou o lançamento do ambiente de trabalho Budgie 10.6 como a versão estável mais recente. Este ambiente de desktop de código aberto, gratuito, moderno e leve tem sido cada vez mais usado por diversas distribuições GNU/Linux.
O Budgie 10.6 está aqui 11 meses após a versão Budgie 10.5.3. Sendo assim, apresenta melhorias melhorias no agrupamento de aplicativos, melhorias no rastreamento de aplicativos de instância única, melhor suporte para alguns aplicativos do KDE, bem como um sistema de notificação renovado que agora é autônomo e não faz mais parte do o centro de notificação Raven, abrindo caminho para novos recursos, como suporte para crachás de notificação na lista de tarefas de ícones.
O Budgie 10.6 não é apenas um reflexo da mudança de nossa organização para o desenvolvimento do Budgie, ele reflete uma expansão na série Budgie 10.x com novos recursos e rearquiteturas, aplicando as lições aprendidas com eles em nossa versão de próxima geração do Budgie.
Buddies of Budgie vê o Budgie Desktop como uma plataforma em vez de um produto. Distribuidores do Budgie Desktop e usuários não devem achar que sua escolha de temas, aplicativos ou estilos padrão deve estar em desacordo com os objetivos do projeto.
Além disso, o Budgie 10.6 adiciona vários refinamentos ao tema e painel internos, como:
- raio de borda na maioria das caixas de diálogo;
- widgets Raven e conteúdo popover do painel;
- esquema de cores unificado para widgets dentro do painel;
- melhor suporte para temas GTK;
- legibilidade aprimorada;
- ícones de níveis de bateria mais precisos;
- melhorias no miniaplicativo Relógio;
- bem como configuração de painel padrão atualizada.
Via Linux Adictos