Nem só de sabores oficiais vive o Ubuntu. Nesta quinta-feira, foram muitas as versões oficiais que anunciaram a chegada com base no novo Ubuntu 22.10, com duração pelos próximos nove meses. Porém, também existem os remixes não oficiais. Um dos primeiros a aparecer nesta leva foi a versão Cinnamon, que ainda não é oficial como acaba de se tornar o Ubuntu Unity. Todos os demais possuem muito trabalho a fazer. Josuah Peisach, líder do projeto que lançou agora o Ubuntu Cinnamon Remix 22.10, dando continuidade a todo o trabalho.
A lista de novos recursos fornecidos por Peisach é muito mais detalhada do que o Kubuntu, o Ubuntu MATE e a empresa oferecem. Embora a verdade seja que muitos deles estão relacionados ao ambiente gráfico. Além do desktop, todas as versões do Ubuntu compartilham algumas mudanças, como o kernel, e a família Kinetic Kudu usa o Linux 5.19.
Destaques do Ubuntu Cinnamon Remix 22.10 Kinetic Kudu
- Com suporte por 9 meses, até julho de 2023.
- Cinnamon 5.4.12, onde estão a maioria das mudanças.
- Linux 5.19.
- Muffin 5.4.7.
- Suporte parcial para Wayand.
- Nemo 5.4.3.
- Firefox 104, em teoria, embora deva ser atualizado em breve para a versão mais recente, Firefox 106.
- Thunderbird 104.
- LibreOffice 7.4.
- Azul Z 5,65.
- COPOS 2.4.
- Gerenciador de Rede 1.40.
- Fio de tubulação 0.3.57.
- Popper 22.08.
- PulseAudio 16.
- xdg-desktop-portal 1.15.
Ubuntu Cinnamon Remix 22.10 tem Cinnamon 5.4.12 e Linux 5.19
Peisach também anuncia que os pacotes do projeto agora fazem parte dos arquivos principais do Ubuntu, então você não precisa mais usar seus repositórios (do Ubuntu Cinnamon) para instalar seus softwares. Embora eles não digam assim, este parece ser um passo importante para o objetivo de se tornar parte da família Canonical/Ubuntu. Por outro lado, ao atualizar o sistema operacional não será mais necessário adicionar o repositório novamente.
Este não foi um ciclo de lançamento fácil; veio super rápido e o lançamento veio antes que percebêssemos. Agradecemos muito a todos pelo apoio! Planejamos iniciar o pedido de status de sabor para 23.04.
Nossas notas de lançamento podem ser encontradas aqui em nosso anúncio beta. Para uma atualização padrão do sistema será suficiente – executar ‘sudo do-release-upgrade’ (quando as atualizações estão habilitadas) fará com que seu sistema funcione. E nossos pacotes estão agora no arquivo principal do Ubuntu, então não há necessidade de adicionar novamente o Ubuntu Cinnamon Remix PPA!
Embora pareça que está avançando, o Ubuntu Cinnamon Remix 22.10 ainda não é um sabor oficial, portanto as imagens ainda não aparecem no servidor Canonical e devem ser baixadas do Google Drive, Torrent ou Sourceforge. Os links estão disponíveis aqui. Para saber se se torna um sabor oficial em 2023, teremos que esperar pelo menos mais seis meses.