Há algumas semanas foi anunciado que haveria uma nova versão do Ubuntu, ampliando a já fasta família de distros baseadas neste sistema. Atualmente existem 8 sabores oficiais. Entre os mais recentes, destaque para o Ubuntu MATE em 2015 e do Ubuntu Budgie em 2017 e o final do projeto Ubuntu GNOME, após o retorno ao famoso ambiente gráfico do principal sabor do Ubuntu 18.10. Se nada diferente acontecer, “em breve” teremos um nono sabor, o Ubuntu Cinnamon Remix. E não deve demorar. A previsão é de que em abril de 2020, a equipe responsável lançará a versão estável do Ubuntu Cinnamon Remix.
Desde os primeiros movimentos da equipe da distro, temos noticiado as atualizações em torno deste possível novo sabor do Ubuntu. A primeira foi a promessa de que haveria uma versão estável em abril de 2020. Posteriormente, o líder do projeto apresentou algumas capturas de tela e nos forneceu pacotes para testar o tema do sistema que ele está preparando. Mais recentemente, eles lançaram uma imagem ISO que nos permite ter uma ideia de como será o Ubuntu Cinnamon, mas ainda havia algo importante que estava disponível por algumas horas.
Ubuntu Cinnamon Remix lançará versão estável em abril
Tudo o que aconteceu acima aconteceu com o site parado, ou seja, poderíamos acessá-lo, mas ele estava em construção. Por algumas horas, se acessarmos a página ubuntucinnamon.org , podemos ver que ela está operacional. Um detalhe sem grande importância e pelo que entendemos no tweet publicado esta manhã, a web é baseada no WordPress:
We would now like to be happy to announce our release of our website, https://t.co/6Sj9mWNwZr! Thanks to all from @WordPress that helped. If you have any suggestions please let us know.
— Ubuntu Cinnamon Remix (@UbuntuCinnamon) November 7, 2019
Agora gostaríamos de anunciar o lançamento do nosso site, http://ubuntucinnamon.org! Obrigado a todos os @WordPress que ajudaram. Se você tiver alguma sugestão, informe-nos.
Uma vez lá dentro, o que vemos é uma página da Web semelhante a outros tipos de Ubuntu, como Lubuntu, Kubuntu ou Xubuntu. Porém, provavelmente ainda receberá ajustes antes do lançamento da primeira versão estável. Conforme eles declararam, esta versão estável chegará em abril de 2020. Porém, ainda não fará parte da família oficial. Se você quiser experimentar o Ubuntu Cinnamon, poderá fazer o download da imagem ISO de uma máquina virtual.
Escolha de papeis de parede
A equipe deixou um pedido para envio de sugestões de papeis de parede para a distro.
O remix do Ubuntu Cinnamon está quase chegando ao congelamento de recursos (…) para o lançamento da versão 19.10 (final)
Precisamos de papéis de parede e, embora seja o caso, se vocês tiverem fotos ou o que quer que tenham tirado ou não aparecerem nos papéis de parede do Ubuntu (que virão instalados com o remix), poste abaixo com um título para a imagem e vamos implementá-lo com o seu nome de crédito, diz o anúncio.
Correções lançadas
Também pelo Twitter, os desenvolvedores informam que estão lançando atualizações e correções na versão que está em testes.
Are you still running Trusty? We have released fixes for 109 CVEs since it entered ESM, sign up for Ubuntu Advantage to get these updates and keep you machines secure – https://t.co/7HOnsBT5GD free for personal use.
— Ubuntu Security (@ubuntu_sec) November 7, 2019
Se você tem interesse em acompanhar mais de perto as atualizações do Ubuntu Cinnamon, o líder do projeto, Joshua Peisach recomenda seguir a conta no Twitter @ubuntucinnamon ou participar do grupo no Telegram t.me/ubuntucinnamon 4.