Ubuntu Core 22 lançado para teste beta público com suporte ao PiBoot

Snaps & Ubuntu Core Desktop são temas do FOSDEM 2024
ubuntu core

A Canonical anunciou a versão beta do próximo sistema operacional Ubuntu Core 22 para IoT (Internet das Coisas) e dispositivos embarcados. De acordo com a empresa, o novo Ubuntu Core 22 lançado para teste beta público com suporte ao PiBoot.

O Ubuntu Core 22 pretende ser uma versão mínima e em contêiner da série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), mas projetada para IoT (Internet das Coisas) e dispositivos embarcados.

Chegando quase um ano e meio após o Ubuntu Core 20, o Ubuntu Core 22 se baseia nos padrões de segurança já existentes do sistema operacional Ubuntu Core e promete novos recursos. Por exemplo, temos novos recursos de remodelação para permitir que os usuários alterem os IDs dos dispositivos para que possam ser renomeados, remodelado ou atribuído a um Snap Store diferente.

Ele também traz suporte para conjuntos de validação para ajudar os usuários a garantir que apenas aplicativos Snap específicos sejam instalados e que eles permaneçam em revisões fixas (opcional), a capacidade de redefinir dispositivos de fábrica, suporte MAAS (Metal as a Service), bem como vários itens para melhorar a velocidade e reduzir a pegada.

O Ubuntu Core, o sabor do Ubuntu otimizado para IoT e dispositivos de borda, agora tem disponível uma versão Beta para o novo lançamento do UC22. Você pode começar a usar o Ubuntu Core 22 Beta se estiver interessado em testar os novos recursos da próxima versão GA, compartilhou David Beamonte, Gerente de Produto da Canonical, em um post.

Ubuntu Core 22 lançado para teste beta público com suporte ao PiBoot

Ubuntu Core 22 lançado para teste beta público com suporte ao PiBoot
Ubuntu Core 22 lançado para teste beta público com suporte ao PiBoot.

Para dispositivos Raspberry Pi, o Ubuntu Core 22 apresenta suporte para PiBoot, um carregador de inicialização Raspberry Pi Zero simples projetado para atuar como o “bootloader de um estágio”, oferecendo várias melhorias de UX, como a capacidade de inicializar a partir de dispositivos externos e melhor suporte para HATs.

A Canonical planeja lançar a versão final do Ubuntu Core 22 nas próximas semanas, mas se você quiser experimentá-lo agora em seus dispositivos IoT e também ajudar os desenvolvedores a resolver quaisquer bugs, você pode baixar a versão beta como pré- imagens construídas a partir daqui.

Atualmente, o Ubuntu Core é compatível com Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 4, Raspberry Pi Compute Module 3 (CM3), Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4), Qualcomm DragonBoard, Intel NUC, bem como x86 e x86 KVM genéricos dispositivos e requer pelo menos 384 MB de RAM (512 MB com UEFI Secure Boot e FDE) e 512 MB de armazenamento.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile