Uma das muitas mudanças com o lançamento recente do Ubuntu 22.04 LTS foi habilitar o systemd-oomd por padrão como o daemon sem memória que pode matar processos quando sob pressão de memória. Infelizmente, para alguns usuários, isso levou a uma experiência ruim na área de trabalho ao descobrir que seus aplicativos foram encerrados inesperadamente. Os desenvolvedores do Ubuntu estão agora discutindo como melhorar esse manuseio do OOMD. Então, o Ubuntu decide melhorar experiência de acabar com o systemd-oomd.
Vários relatórios de bugs e outros problemas surgiram de aplicativos do usuário sendo encerrados “com muita frequência”, como o navegador da Web Chrome, e geralmente sem aviso prévio ou o usuário mesmo sem saber que está sob pressão de memória. Os desenvolvedores do Ubuntu agora estão tentando descobrir a melhor forma de lidar com o comportamento do daemon sem memória no futuro.
Ubuntu decidindo melhorar experiência de acabar com o systemd-oomd
Entre os itens analisados estão o aumento do “SwapUsedLimit” que controla o limite para uso de memória e uso de swap, sendo mais seletivo em sua configuração “ManagedOOMSwap”, não habilitando swap kill, ou possivelmente, mas menos provável, está aumentando o swap size no Ubuntu de seu padrão atual de 1 GB.
O engenheiro canônico Nick Rosbrook agora iniciou um tópico de desenvolvimento do Ubuntu sobre o assunto e solicita feedback da comunidade de desenvolvimento mais ampla do Ubuntu. Veremos o que vem disso para melhorar a integração systemd-oomd e esperamos levar a menos mortes inesperadas de aplicativos ao executar o Ubuntu Linux.
Ubuntu 22.10
Em meio a todo esse processo, os desenvolvedores trabalham na próxima versão do Ubuntu 22.10, a ser lançado no final do ano.
Uma das mudanças previstas para a próxima versão do sistema operacional Ubuntu 22.10 previsto para outubro é a transição do WPA_Supplicant para o daemon IWD da Intel para necessidades sem fio do Linux. IWD é o iNet Wireless Daemon mantido pela Intel e projetado para oferecer melhor eficiência e recursos modernos em relação ao WPA_Supplicant comumente usado. O IWD pode ser integrado ao NetworkManager, ao systemd-networkd e ao Intel’s ConnMan, enquanto o geral está em grande parte em boa e madura forma nos dias de hoje. A Intel começou a desenvolver o IWD há mais de meia década. Assim, o Ubuntu 22.10 deve substituir o WPA pelo IWD para Linux sem fio.
Em 2020, os desenvolvedores do Ubuntu estavam analisando o IWD para substituir potencialmente o WPA_Supplicant. Agora, para o ciclo atual do Ubuntu 22.10, essa mudança pode finalmente acontecer.
Via Phoronix