Um novo logotipo do Ubuntu está a caminho pelo menos desde o ano passado. Quase um ano depois, ele se torna oficial. Não houve uma mudança radical no logotipo. Ele ainda tem as cores laranja predominando junto com o branco. Portanto, continua o visual que já nos acostumamos a ter nos últimos anos.
A mudança mais visível está no desenho em si, com o Círculo de Amigos (COF) reformulado. Ele possui uma aparência mais firme e unificada do que em suas versões anteriores.
Talvez o mais impressionante de tudo seja que o CoF não fica mais dentro de um círculo (‘roundel’ no design), mas agora está alojado na parte inferior de um retângulo laranja sólido. Então, veja a seguir as diferenças evolutivas de 2004 para cá:
Anteriormente, o novo CoF seria como um “huddle”, observando que é uma “representação poderosa e emotiva da interdependência que o Ubuntu tem como sistema operacional, plataforma, comunidade, projeto”. Em vez de dar as mãos, as pessoas no novo logotipo parecem estar de braços dados. É um abraço mais íntimo.
“Embora seja importante ter uma continuidade respeitosa com o Circle of Friends anterior, a versão atualizada é mais enxuta, mais focada, mais sofisticada”, diz a Canonical sobre seu novo design, que acrescenta ser mais uma ‘evolução’ do que uma revolução radical.
“Também faz um pouco mais de sentido que as cabeças estejam agora dentro do círculo, uma de frente para a outra e se conectando mais diretamente.”
O novo logotipo do Ubuntu também é exibido com mais destaque na marca do logotipo do Ubuntu. Ele migra de um ponto sobrescrito no lado direito para uma faixa com maior destaque.
A marca da palavra Ubuntu também reduz o peso da fonte em negrito para uma mais leve e elegante, colocando o ‘U’ em maiúsculas em ‘Ubuntu’ como parte do processo.
Por que o Ubuntu mudou seu logotipo?
Por que renovar o logotipo? O Ubuntu passou por uma mudança de marca pela última vez em 2010 . Mas a Canonical argumenta que, como o Ubuntu e as tecnologias que o sustentam evoluem com o tempo, a marca que o representa também deve evoluir.
Eu diria que é justo; não há nada de errado com o antigo logotipo do Ubuntu aos meus olhos (certamente não é tão datado quanto o CoF original de 2004), mas não posso argumentar que um pouco de manutenção atenta seja saudável. Isso ajuda a manter as coisas frescas e em ritmo.
O novo logotipo do Ubuntu foi desenhado pela mesma pessoa da reformulação de 2010, Marcus Hallam. Ele explica que, embora ele e o CEO da Canonical, Mark Shuttlworth, tenham explorado algumas ideias de ‘campo esquerdo’, eles sentiram que “…atualizar o Círculo de Amigos para uma aparência mais contemporânea” fazia mais sentido.
Você pode ver uma animação para o novo logotipo neste vídeo: