Ubuntu Touch OTA-21 chegou com Greeter redesenhado

Ubuntu Touch OTA-21 chegou com Greeter redesenhado
Ubuntu Touch OTA-21 chegou com Greeter redesenhado

Se você tem um smartphone com Linux, fique atento a esta novidade que a UBports Foundation anunciou. É que o Ubuntu Touch OTA-21, o sistema para smartphones, acaba de chegar com Greeter redesenhado para dispositivos suportados. Porém, este sistema operacional ainda é baseado no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Assim, a atualização do Ubuntu Touch OTA-21 chega um mês e meio após o Ubuntu Touch OTA-20. Então, traz mais melhorias e várias correções de bugs.

Entre os destaques, podemos incluir:

  • Tela de saudação redesenhada (tela de entrada de PIN e senha);
  • uma nova fonte Tamil;
  • novo magnetômetro e plug-in de bússola para todos os dispositivos baseados em Halium 9 ou posterior;
  • e a capacidade de limpar as listas de chamadas recentes ou perdidas.

Mais notavelmente, o estilo do Greeter (o que é mostrado quando a tela está para ser desbloqueada) melhorou significativamente para dar uma aparência mais moderna e elegante. Ele mostra um estilo diferente dependendo se o desbloqueio por PIN ou senha foi selecionado, disseram os desenvolvedores.

Além disso, há mudanças na página do armazenamento em Configurações do sistema. A renovação no OTA-21 vai detalhar melhor quanto espaço os arquivos centrais do Ubuntu Touch ocupam. Além disso, inclui o layout da partição do sistema.

Ubuntu Touch OTA-21 chegou com Greeter redesenhado

Ubuntu Touch OTA-21 chegou com Greeter redesenhado

Entre os problemas corrigidos nesta atualização, podemos destacar o suporte para a configuração de conta do Google. Outras correções envolvem o acesso ao microfone no navegador da web padrão e métricas do usuário. Essas métricas também têm o nome de “estatísticas de círculo na tela de bloqueio”. Isso vale para todos os dispositivos baseados em Halium 9 ou posterior. Outro problema resolvido foi um bug de animação no modo de cronômetro do app Clock.

Melhorias no OTA-21:

Suporte MMS para o Ubuntu Touch notificar os usuários para baixar novamente um MMS se ele não chegar corretamente. Mudança para a biblioteca de cliente baseada em Qt libmedia-hub-qt para o serviço media-hub. Isso deve melhorar a reprodução de mídia remota.

Suporte à mudança de volume de dentro de aplicativos, a mudanças de velocidade de reprodução e reprodução de múltiplos vídeos simultâneos no mesmo aplicativo.

A UBports Foundation melhorou a instalação automática e atualização do Ubuntu Touch em dispositivos Halium 10. Porém, isso não é perceptível para usuários comuns. Além disso, a maior novidade seja um grande trabalho da equipe para portar o Ubuntu Touch para a a base do mais recente Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).

O lançamento do Ubuntu Touch OTA-21 já ocorreu. Porém, o sistema só deve estar de fato nos em todos os dispositivos suportados a partir da próxima semana. Para atualizar, visite a opção Updates no aplicativo System Settings. No entanto, aparelhos como PinePhone e PineTab recebem a atualização automaticamente.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile