Já está em testes uma nova versão do Ubuntu Touch OTA-22. O anúncio é da UBports Foundation. Esta será portanto, a próxima versão do sistema Ubuntu Touch OTA-22 que está chegando em 18 de fevereiro com muitas novidades importantes, entre elas, o suporte WebGL. O sistema é usado para dispositivos ‘Ubuntu Phone’ com este tipo de suporte.
Antes de se animar, é preciso saber que o Ubuntu Touch OTA-22 tem como base não o Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa, mas sim o antigo Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus) também LTS. A base no novo sistema mais moderno ainda está em desenvolvimento, sem data prevista para estreia. Assim, a nova versão que chegará semana que vem é mais uma com correções de bugs importantes e melhorias para dispositivos móveis.
Ubuntu Touch OTA-22 está chegando em 18 de fevereiro com suporte WebGL
Alguns dos novos recursos incluídos no Ubuntu Touch OTA-22 são:
- suporte WebGL em dispositivos capazes para melhor renderização de gráficos 2D e 3D;
- um efeito de desfoque interativo para a gaveta de aplicativos em dispositivos que o suportam;
- suporte a impressão digital para OnePlus 5T;
- bem como suporte de rotação para o saudador (também conhecido como tela de login).
Além disso, uma mudança de saída está presente nesta próxima versão para os proprietários do Volla Phone X. Este se tornará o primeiro dispositivo ‘Ubuntu Phone’ a utilizar uma imagem Halium 10. Isso adicionará suporte ao leitor de impressão digital do dispositivo e possivelmente algumas melhorias de desempenho.
Para os proprietários do Google Pixel 3a, o Ubuntu Touch OTA-22 promete uma qualidade de áudio muito melhor. Isso porque a equipe conseguiu adicionar controle de volume adequado e corrigir problemas com cancelamento de eco. Para dispositivos Halium 9, a atualização impõe permissões de câmera se o dispositivo for compatível.
Entre outras mudanças, a próxima versão OTA-22:
- adiciona um teclado persa;
- melhora o Morph Browser para tornar a câmera utilizável;
- corrige um bug com o cache do shader;
- filtra alguns eventos de toque inválidos em painéis falsos;
- e atualiza o aplicativo Dialer para sugerir automaticamente nomes de contato com base no número de telefone.
Além disso, o OTA-22 também abre caminho para o suporte de rádio FM e um novo backend de contatos.
Então, se você quiser fazer um test drive, este é o momento. Além disso, vai ajudar a equipe de desenvolvimento a fazer os últimos ajustes antes da estreia da versão estável final do sistema, que está prevista para o próximo dia 18 de fevereiro. Assim, você pode conferir todos os detalhes para fazer parte deste processo na chamada para anúncio de teste página.
Via 9to5Linux