União Europeia acusa Elon Musk de permitir “conteúdo ilegal” no X

mais-de-100-marcas-interrompem-os-anuncios-no-x

A União Europeia acusa Elon Musk de permitir “conteúdo ilegal” no X (ou Twitter) focado na guerra em Israel. O comissário Thierry Breton enviou uma carta a Musk instando-o a tomar medidas contra o conteúdo ilegal.

Desde que Elon Musk assumiu o Twitter (agora X) e fez mudanças em suas equipes, pudemos ver como a moderação de conteúdo ficou em segundo plano. Temos o exemplo mais claro com o upload de conteúdo protegido por direitos autorais para a plataforma, mas esta questão foi mais longe como resultado do conflito armado que se desenvolve entre Israel e a Palestina. E a UE não demorou a manifestar-se contra Elon Musk e o seu sistema que favorece a desinformação.

E você só precisa gastar alguns minutos E tudo isto sem tomar medidas sobre o assunto, algo que a Comissão Europeia denunciou num comunicado, mostrando preocupação com a propagação de desinformação relacionada com ataques terroristas.

Embora a desinformação não seja ilegal na UE, a Lei dos Serviços Digitais exige que X tome medidas relativamente às denúncias de conteúdos ilegais , a fim de moderá-las. Foi assim que Thierry Breton, Comissário Europeu do Mercado Interno e Serviços, lembrou Elon Musk numa carta que tornou pública em X.

Nesta carta ele refere-se especificamente aos vídeos que circularam sobre os ataques violentos mostrando imagens dos ataques em Israel ou das subsequentes represálias contra a Faixa de Gaza. Mas em muitas ocasiões estas imagens partilhadas foram consideradas completamente falsas ou tiradas do contexto. E a única coisa que isso gera é desinformação por não mostrar a verdade.

Novo conflito entre Musk e a UE sobre o conteúdo da guerra em Israel e na Palestina

Isto é algo que ficou evidente no relatório da Wired que resume este caos de desinformação, onde vimos clips de videogames publicados para mostrar alegados ataques de mísseis contra Israel. O novo DSA que está sendo testado com esta guerra quer lutar contra isso, mas parece que Musk não está prestando muita atenção nisso. E vimos que está oferecendo verificação por meio de um sistema de pagamento, recriando suas equipes de moderação e obrigando os usuários a criar um contexto para os tweets para evitar ter que moderá-los por sua equipe.

Na carta que a Comissão enviou a Elon Musk foram muito claros: acreditam que X está a violar o DSA. O Comissário detalhou que a UE tem “indicações” de que conteúdos ilegais estão a ser difundidos em X durante este conflito no Médio Oriente. 

Para surpresa de ninguém, Elon Musk respondeu ao Comissário afirmando que a sua política é que tudo seja de código aberto e transparente, uma “abordagem que sei que a UE apoia”. Além disso, solicita que você envie esses conteúdos supostamente ilegais para poderem ser verificados em público.

A resposta do Comissário não tardou a chegar quando afirmou que X deve conhecer muito bem os relatórios que os utilizadores fizeram. Ele dirige-se assim à sua equipa para fazer cumprir o DSA, instando Elon Musk a contactar as autoridades europeias no prazo de 24 horas para esclarecer estas questões do DSA. Em suma, estamos a assistir a um novo conflito entre a Europa e X que nos próximos dias veremos como acabará por se desenvolver.

Genbeta