No ano passado, o Google anunciou a rede Android Find My Device (Encontre Meu Dispositivo) para ajudar os usuários a encontrar dispositivos perdidos ou roubados. No entanto, preocupações sobre perseguição com dispositivos de rastreamento como AirTags levaram o Google e a Apple a se unirem em uma solução, o que causou um atraso na implementação da rede Encontre Meu Dispositivo. Mas, agora, usuários do Google já conseguem visualizar a rede Encontre Meu Dispositivo.
Encontre Meu Dispositivo Google
O atraso ocorreu porque o Google precisava que a Apple implementasse proteções no iOS para rastreadores usados com Android. Agora, com a Apple se preparando para lançar esses novos recursos anti-perseguição com a atualização do iOS 17.5, o Google não precisa mais esperar e está agindo rapidamente para iniciar o lançamento de sua rede Encontre Meu Dispositivo.
O lançamento chamou a atenção do especialista em Android AssembleDebug (Via:PhoneArena). Na versão beta mais recente do Google Play Services, v24.12.14, um novo recurso chamado Encontre seus dispositivos off-line apareceu no menu Configurações.
Este novo recurso leva os usuários a outra página onde podem optar por localizar dispositivos sem rede, com rede em áreas de alto tráfego ou com rede constantemente disponível. Os usuários também têm a opção de desabilitar completamente o recurso. Por padrão, o recurso está habilitado e definido como “todas as áreas”.
O novo recurso
Mas o novo recurso ainda não está pronto para ação. Precisaremos esperar um pouco mais para que ele se torne totalmente funcional. É provável que isso aconteça após o lançamento oficial do iOS 17.5 para iPhones, que deve acontecer em breve. Assim que estiver operacional, a nova rede Encontre Meu Dispositivo ajudará os usuários a localizar itens perdidos, como fones de ouvido, bagagem, chaves ou qualquer outra coisa, usando uma variedade de tags rastreadoras Bluetooth de terceiros.
A grande vantagem da rede Encontre Meu Dispositivo é que ela permitirá aos usuários rastrear um dispositivo mesmo quando ele estiver offline. No momento, o recurso precisa que o dispositivo Android perdido ou roubado esteja online antes que você possa localizá-lo. A rede Encontre Meu Dispositivo acessará o Google Play Services em todos os telefones Android para localizar dispositivos perdidos. Isso significa que a necessidade de uma conexão obrigatória será eliminada. Dispositivos como telefones, smartwatches, rastreadores e fones de ouvido serão suportados.
Você terá a opção de sair da rede, mas ainda rastrear dispositivos perdidos usando seus locais armazenados recentemente.