Quem procura um software de navegador web para Debian pode enfrentar problemas de segurança devido à falta de atualizações dos pacotes de manutenção dos arquivos. Quando se trata do estado dos navegadores da web empacotados para Debian GNU/ Linux, infelizmente deixa muito a desejar no momento. Então, para aqueles que querem estar seguros e atualizados pode significar recorrer a proprietários ou não empacotados compilações do navegador.
De acordo com o site Phoronix, um leitor escreveu sobre o triste estado do pacote de suporte a navegadores web para o Debian. O site elencou um resumo com os principais problemas encontrados em relação ao estado dos navegadores da web empacotados no Debian. Ele alertou com relação às atualizações de segurança pendentes.
Usuários reclamam da manutenção de navegadores Web no Debian
Todos os navegadores fornecidos pelo Debian (Chromium, Firefox ESR, Falkon, …) estão tendo graves problemas de segurança aberta que os mantenedores do pacote aparentemente não são capazes de consertar facilmente:
- Chromium ainda está na versão 90.0.4430.212-1, o que significa que contém muitos problemas de segurança. O Debian Wiki recomenda mudar para um navegador diferente. Aqueles que instalaram o navegador anteriormente e contam com atualizações automáticas ficam com um navegador sem patch, mesmo sem perceber.
- O navegador oficial do Debian é o Mozilla Firefox (a versão ESR). A última atualização do Firefox ESR no Debian estável foi a versão 78.15.0. Esta versão também tem alguns problemas de segurança não corrigidos e o branch ESR 78.x não é mais mantido pela Mozilla. Eles precisam atualizar para o branch ESR 91.x, o que aparentemente causa grandes problemas na plataforma Debian estável atual. Em um problema , as pessoas reclamam sobre o congelamento de sessões do navegador com a versão 91.x, o que impede que a nova versão ESR do Firefox seja enviada para “segurança estável”. Alguém na questão afirma o motivo: “O Firefox-ESR 91.3 não usa mais OpenGL GLX. Em vez disso, ele usa EGL por padrão. EGL requer pelo menos mesa versão 21.x. Debian estável (bullseye) vem com mesa versão 20.3.5.”
Portanto, isso não parece nada bom. O Mozilla Thunderbird também é afetado por isso.
- Outros navegadores incluídos na distribuição Debian, como o Falkon, também não tiveram nenhum patch de segurança por um longo tempo (para Falkon, o pacote QtWebEngine precisaria ser atualizado).
A crítica é válida?
Esse parece ser o estado atual das coisas para navegadores da web no momento no Debian … Basicamente, se você quiser se manter atualizado, parece que sua melhor opção é confiar em binários como o Mozilla Firefox ou Google Chrome. No entanto, mesmo com o Firefox mais recente pode haver problemas no Debian estável em torno de EGL/GLX.
O leitor Phoronix terminou com, “a parte mais triste sobre esta situação é que o Debian na verdade tem uma filosofia de manter o software não-livre longe do usuário por padrão. Mas essa situação realmente empurra as pessoas para navegadores de código fechado como o Google Chrome ou Opera. Tempos difíceis para o projeto Debian.”
No site, os comentários não deixam dúvidas de que há muita insatisfação com a atual situação dos navegadores nesta importante distribuição Linux.