Valve anuncia nova rede de APIs para desenvolvedores e o SteamLink Anywhere

SteamVR Beta com melhorias para Linux
valve steam

A Valve continua trabalhando duro para melhorar o mundo dos videogames. Tudo isso sem esquecer o Linux e a comunidade de desenvolvedores. A empresa já nos surpreendeu com o SteamOS, também com sua Steam Machine, embora não tenha tido sucesso. Além disso, todos conhecemos sua loja de videogames on-line ou os movimentos mais recentes com o Steam Play para trazer jogos do Windows também para Linux ou títulos como Half Life, DOTA. Sem se falar em opções de realidade virtual e outras bibliotecas para desenvolvedores.

Steam Link

Valve anuncia nova rede de APIs para desenvolvedores e o SteamLink Anywhere

Agora, com o Steam Link Anywhere, um novo projeto é aberto com este beta oficial. Ele permite que você se conecte ao seu PC e jogue videogames de qualquer lugar. É gratuito para todos os usuários do Steam e funciona tanto no aplicativo Steam Link quanto no hardware do Steam Link. Porém, esta não é a única notícia que a Valve nos traz, pois também há novidades interessantes para os desenvolvedores.

O futuro do streaming de jogos

O que a Valve está fazendo com o Steam Link Anywhere reflete muito do que está acontecendo em outras partes do setor. O software PlayStation Now, da Sony, transmite uma biblioteca de jogos do servidor da Sony para o PS4 e PC, enquanto a Microsoft tem anunciado seu novo software xCloud que transmitirá jogos para iOS, Android e, segundo alguns rumores, até mesmo o Nintendo Switch.

A diferença entre esses serviços é que o PlayStation Now e, presumivelmente, o xCloud, será streaming de jogos que você não possui através de um modelo de serviço de assinatura, enquanto a Valve está simplesmente disponibilizando seus próprios jogos gratuitamente – um modelo que atrairá mais gamers custo-sensíveis e aqueles de nós com bibliotecas Steam já maciças.

E é que a Valve anunciou um API Steam Networking Sockets, disponível para todos os desenvolvedores de Steam. Isso foi aprovado para acessar tecnologia e infra-estrutura desenvolvidas para apoiar CS: GO e Dota 2. Assim, vai dar aos jogadores mais proteção, NAT Conectividade 100% confiável e melhor, ferramentas para estimar instantaneamente o ping entre dois hosts arbitrários sem enviar nenhum pacote e um protocolo de alta qualidade para criptografia segura para o UDP.

Segurança e privacidade

Em suma, muitas medidas para a segurança e privacidade dos jogadores que usam essa plataforma. E quanto aos desenvolvedores, eles já têm acesso ao código aberto no GitHub. Sem dúvida, uma ótima notícia  que também afeta positivamente os jogadores que usam o Linux como uma plataforma de jogos. E lembre-se que o Steam Link também tem suporte para o Linux, e então joga em qualquer tela, mesmo que o jogo esteja em qualquer PC.

Fonte