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Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto

Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto. Isso não deveria ser nenhuma surpresa para entusiastas dedicados de código aberto/Linux, mas a Valve, com seu trabalho no Steam Deck e no SteamOS, tem levantado o ecossistema de código aberto como um todo. Uma palestra esta semana no Open-Source Summit da Linux Foundation Europe destacou algumas das grandes e contínuas contribuições da Valve e seus parceiros.

Alberto Garcia, da empresa de consultoria de código aberto Igalia, que continua a colaborar com a Valve em algumas dessas melhorias no ecossistema Linux, falou longamente sobre como o SteamOS está contribuindo para o ecossistema Linux.

SteamOS é construído sobre Arch Linux com um espaço de usuário GNU e systemd, o modo desktop apresenta KDE Plasma para o qual a Valve financiou algumas melhorias lá, Steam Play/Proton da Valve que aproveita o Wine tem sido imensamente valioso para jogadores e entusiastas de Linux junto com relacionados projetos de código aberto como DXVK/VKD3D-Proton, e também há trabalhos que estão fazendo em torno do gerenciamento de cores/HDR da AMD. Os engenheiros da Igalia estiveram envolvidos com a Valve no trabalho de gerenciamento de cores da AMD, bem como em outras áreas, como a habilitação de novos recursos do kernel Linux para permitir melhor suporte ao Steam Play.

Valve é uma das maiores colaboradoras para desenvolvimento do Linux e comunidade de código aberto

Enquanto isso, o elefante na sala são as inúmeras melhorias que os engenheiros da Valve fizeram nos drivers Mesa OpenGL e Vulkan, bem como nos componentes do driver gráfico do kernel. Não apenas aos drivers gráficos AMD para beneficiar o hardware do Steam Deck, mas também ao Zink OpenGL-on-Vulkan e outras infraestruturas comuns. Mas nesta área de suporte ao driver gráfico Linux, as contribuições da Valve e de seus parceiros têm sido incrivelmente benéficas para o ecossistema de desktop Linux, mesmo fora dos jogos.

Também houve outros esforços em que a Valve esteve envolvida, como a expansão do suporte a sistemas de arquivos que não diferenciam maiúsculas de minúsculas no Linux, vários outros recursos do kernel, seu compositor Gamescope Wayland, atualizações de software imutáveis e Flatpak. Igalia diz que faz parte da política da Valve “upstream tudo” em que estão trabalhando.

Portanto, para aqueles que questionam as contribuições da Valve para os ecossistemas Linux e de código aberto ou para ajudar a convencer amigos/colegas sobre o trabalho de software de código aberto da Valve, confira a apresentação OSS EU 2023 de Alberto Garcia para uma visão mais abrangente de todos os grandes produtos da Valve com as contribuições originais do SteamOS.

Fonte

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

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