Depois do lançamento oficial do Steam Deck, a Valve parece pensar grande em relação ao novo dispositivo e pode até integrar o Xbox Game Pass no Steam Deck se a Microsoft ajudar. O Xbox Game Pass pode ser considerado como o “Netflix dos videogames” da Microsoft. Ele ganhou força depois da aquisição da Activision Blizzard, que deve incorporar vários jogos importantes ao que é ofertado aos assinantes da plataforma. Então, a ideia é que tudo isso poderia muito bem ser integrado ao Steam. Tudo só depende da boa vontade da empresa de Redmond. Pelo menos é o que disse Gabe Newell, CEO e fundador da Valve.
Em conversa com a PC Gamer, Newell, falou sobre lançar o Steam Deck. Então, ele disse que a Valve não tem planos de criar um serviço de assinatura de videogame concorrente. Por outro lado, ficaria mais do que feliz em integrar o Game Pass dentro do próprio Steam.
Valve pode integrar Xbox Game Pass no Steam Deck se a Microsoft ajudar. “Acho que não precisamos fazer nosso próprio Game Pass”
Gaben explicou que não acredita que uma plataforma equivalente ao Game Pass seja algo que eles tenham que fazer na Valve. Sendo assim, ele não descarta a integração da Microsoft em sua plataforma: “Para seus clientes é claramente uma opção popular, e nós ficaria mais do que feliz em trabalhar com eles para obtê-lo no Steam.”
Para a Microsoft que vive pregando que não importa em qual plataforma os jogadores jogam, desde que joguem seus videogames, e mais ainda se for com o Xbox Game Pass, a mudança faria muito sentido.
De fato, a Bethesda da Microsoft anunciou há poucos dias que removeria seu próprio lançador de PC e transferiria todos os seus jogos para o Steam. Já faz muito tempo que a Microsoft limitava suas ofertas de jogos à Windows Store. Então, dada a enorme participação de mercado de jogos para PC que a Valve tem no PC e a robustez de sua plataforma, um Game Pass seria fantástico para os usuários.
Um Xbox Game Pass no Steam abriria a porta para aproveitar o serviço de assinatura de videogame no Linux
Não só isso, mas abriria a janela de ter o Xbox Game Pass no Linux, um sistema no qual se baseia o novo console portátil da Valve e graças ao Proton e Steam Play agora podemos rodar milhares de jogos para Windows no Linux como se fossem nativos para aquele sistema.
Newell basicamente confirmou que a Microsoft e a Valve estão discutindo a potencial integração : “Conversamos bastante com as pessoas de lá sobre isso. Se seus clientes quiserem, você precisa descobrir como fazer isso se tornar realidade”.
Via Genbeta