Nos últimos dois anos, a Valve tem financiado ativamente e trabalhando para melhorar as ferramentas existentes para o Linux. É o caso doWine, que oferece compatibilidade para os jogos do Windows.
O Free Wine e o pacote CrossOver criados com base no CodeWeavers, são de longe as ferramentas mais usadas que permitem que a maioria dos jogos e programas do Windows. Apesar disso, nem todos funcionam no ambiente Linux e possuem diferentes graus de sucesso. Porém, muitas vezes é difícil fazer o software funcionar sem problemas, mesmo quando se usam interfaces de software mais elegantes, como o Lutris.
Recentemente a Valve publicou uma nova versão beta do projeto Proton na versão 3.16-6. Para aqueles que ainda não conhecem o Proton, ele é baseado no projeto Wine e visa a garantir o lançamento de aplicativos de jogos Linux criados para o Windows e apresentados no diretório Steam.
Sobre o Proton
O Proton permite que os usuários do Linux executem aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.
O pacote inclui a implementação de DirectX 11 (com base em DXVK) e 12 (com base em vk3d), trabalhando através da tradução de chamadas DirectX API Vulkan, fornece suporte avançado para os controladores de jogo e a capacidade de uso no modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas nos jogos.
Os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD e transferidos para o Wine original e projetos relacionados, como DXVK e vk3d, assim que estiverem prontos.
Atualmente, alguns dos jogos e aplicativos testados e com bom desempenho neste projeto são:
- Beat Saber
- Bejeweled 2 Deluxe
- Doki Doki Literature Club!
- DOOM
- Fallout Shelter
- FATE
- DOOM II: Hell on Earth
- DOOM VFR
- FINAL FANTASY VI
- Geometry Dash
- Google Earth VR
- Into The Breach
- Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2012
- Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2013
- Mount & Blade
- Mount & Blade: With Fire & Sword
- NieR: Automata
- PAYDAY: The Heist
- QUAKE
- S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
- Star Wars: Battlefront 2
- Tekken 7
- The Last Remnant
- Tropico 4
- Ultimate Doom
- Warhammer 40,000: Dawn of War – Dark Crusade
- Warhammer 40,000: Dawn of War – Soulstorm.
Novo Proton Beta
As principais novidades da versão beta do Proton 3.16.6, baseadas no código base do Wine 3.16 são:
- Propõe-se uma nova implementação da API XAudio2 que permite uma qualidade de som superior em jogos e suporta funções como mistura de volume e efeitos sonoros avançados. A implementação é baseada nos desenvolvimentos do projeto aberto FAudio;
- Os desenvolvedores estão trabalhando no suporte aprimorado para os mecanismos da web baseados no Chromium integrados aos jogos;
- Além disso, foi adicionado suporte para gnutls 3.0+, que permitiu resolver muitos problemas relacionados à interação da rede nos jogos .
- O suporte a jogos em rede foi estabelecido em Hitman 2 e Metal Gear Solid 5.
- DXVK, a implementação de DXGI e Direct3D 11 na API Vulkan, foi atualizado para a versão 0.94, que resolveu os problemas encontrados durante a execução de jogos Anno 2205, Farming Simulator 2019 GTA V, Ni no Kuni II, Dishonored 2 e Middle Earth:Shadow of War.
- Na configuração, acrescentou a capacidade de forçar LARGE_ADDRESS_AWARE. Isso ajuda a evitar a falta de memória durante a execução de alguns jogos através do Steam Play (por exemplo, Bayonetta).
Como posso testar o Proton?
Se você quiser experimentar a solução Wine Proton, você deve instalar a versão beta do Steam Play para Linux ou juntar-se à versão beta do Linux Steam Client.
Para fazer isso, você deve abrir o cliente e clicar no Steam no canto superior esquerdo e depois em Configurações.
Em Conta, você encontrará a opção de se inscrever para a versão beta.