Você certamente sabe que a bateria dos seus dispositivos têm vida útil e que ela dura alguns ciclos. O que você talvez não saiba é que você pode matá-la rapidamente. Nesse post, você aprende como evitar que a bateria do seu smartphone tenha uma morte rápida.
O truque para evitar que a bateria do seu smartphone morra repente é impedir que ela carregue até 100%. isso porque a vida útil da sua bateria depende do número de ciclos de carregamento que ela possui. Cada ciclo é contado quando você vai de 0% a 100%. Assim, depois de carregar a bateria o número máximo de vezes, você terá que substituir a bateria por uma nova.
Evitando que a bateria do seu smartphone morra rapidamente
Ao evitar que a bateria do seu telefone atinja 100%, você pode interromper um ciclo completo e esticar quanto tempo leva para a bateria completar um ciclo de carregamento.
O Slash Gear (Via: Phone Arena) diz que normalmente uma bateria de íons de lítio passa por 400 a 500 ciclos de carregamento antes de precisar ser substituída. Para prolongar a vida útil da bateria do seu aparelho, há algumas outras coisas que você pode fazer além de não carregá-lo em 100%.
Alguns modelos Pixel e iPhones com iOS 13 ou posterior têm recursos que limitam automaticamente o carregamento em 80% e aumentam o tempo necessário para atingir 100% para não sobrecarregar a bateria.
A PCMag diz que você deve manter a bateria do seu telefone em uma faixa entre 0 a 35 graus Celsius quando o aparelho estiver carregando, realizando tarefas ou apenas sentado. A maioria dos telefones avisará se o dispositivo estiver muito quente e desligará o telefone, se necessário.
Não carregue seu telefone na cama, onde ele pode se tornar um risco potencial de incêndio ao ficar coberto por cobertores e travesseiros. O melhor lugar para carregar seu telefone é em uma superfície plana e dura.
Se o seu telefone esquentar, não o coloque no freezer ao lado dos pratos da TV. Passar de uma temperatura extrema para outra pode danificar o telefone, pois os componentes podem se expandir com o calor. A introdução de temperaturas frias no telefone neste cenário pode resultar na adição de umidade indesejada ao seu dispositivo.
Se você sentir que seu telefone está superaquecendo, sua melhor aposta é desconectá-lo se estiver carregando e desligar o aparelho. Sente-se com ele em um local fresco, longe da luz do sol, e retire qualquer estojo que possa ter no dispositivo. Se você estava carregando o telefone quando ele esquentou, verifique o cabo para ter certeza de que não está danificado. Se estiver danificado, jogue fora o cabo e use um novo.
Outra boa regra é nunca deixar seu telefone atingir 0% e depois recarregá-lo totalmente. A melhor faixa para executar a bateria do seu telefone é uma faixa de 20% a 80%. Seguindo essas dicas, sua bateria durará um pouco mais!