Portanto, felizmente, existe um excelente software de código aberto que ajuda a combater as chamadas RSIs. Aqui estão algumas recomendações:
Usa Linux? Então veja essas dicas de omo manter a saúde trabalhando em casa
Workrave
Este é um programa voltado principalmente a evitar doenças ocupacionais. Totalmente feito em código aberto e que começou a ser desenvolvido há quase 20 anos, mais precisamente em 2002 e continua sendo aperfeiçoado. Possui uma boa variedade de configurações.
O Workrave é escrito na linguagem de programação C ++. Possui a tutoria animada da “Miss Workrave”. É ela quem lhe mostrará vários exercícios de alongamento. Do mesmo modo, você pode escrever scripts para se comunicar com o Workrave através do D-Bus, um sistema para comunicação entre processos.
Este é um software multiplataforma executado no Linux e no Windows.
Site: workrave.org
Suporte: Blog, Documentação, FAQ, Repositório de Código do GitHub
Desenvolvedor: Rob Caelers, Raymond Penners, Ray Satiro e colaboradores
Como instalar?
Ubuntu, Debian e derivados
Fedora
FreeBSD
Gentoo
Open SUSE
Safe Eyes
Como o nome em inglês indica, ele existe para evitar cansaço na vista.O Safe Eyes protege os olhos da fadiga ocular, usando um lembrete simples. Ele não deixa que você esqueça de fazer pausas e possui muitos plugins interessantes. Use e veja se ele realmente lhe traz o bem-estar prometido.
Instalação
Existem pacotes não oficiais disponíveis para as distribuições Linux mais populares.
Entretanto, se você deseja executar o Safe Eyes a partir da fonte, clone o repositório GitHub do projeto. Então, execute o programa Python:
{simterm]git clone https://github.com/slgobinath/SafeEyes.git
cd SafeEyes
python3 -m safeeyes