Recentemente, falamos da chegada da nova versão de manutenção do VirtualBox 6.1.38. E agora, abordaremos o também recente anúncio do lançamento do primeiro beta da futura série Oracle VM VirtualBox 7, ou seja, VirtualBox 7.0 Beta 1.
Observe que essas versões beta são oferecidas pela Oracle especificamente para permitir que seus clientes e parceiros (usuários) testem novos recursos antes que futuras versões estáveis do VirtualBox estejam disponíveis para todos. Portanto, eles obviamente não são para uso em ambientes de desenvolvimento ou produção , mas para experimentação.
Após a versão de manutenção VirtualBox 6.1.38 o novo VirtualBox 7.0 Beta 1 já está disponível. O que há de novo?
Esta versão inclui muitas novidades, porém, abaixo mostraremos um top 10 dos quais consideramos os principais:
- Oferece um aspecto visual atualizado e mais agradável.
- Permite a criptografia completa das VMs, através da interface de linha de comando (CLI).
- Adiciona uma experiência 3D aprimorada para VMs, incluindo suporte para tecnologias DirectX 11 e OpenGL.
- Inclui suporte aprimorado a IOMMU e EPT sobre VMs aninhadas, para uma experiência aprimorada em hosts Microsoft Windows.
- Integra uma ferramenta similar ao “top” do Linux para aumentar o nível de supervisão do uso da CPU e RAM de cada VM ativa.
- Em relação ao manuseio de áudio, agora usará Vorbis como formato de áudio padrão para contêineres WebM. E, Opus não será mais usado.
- Adicionado o subcomando “waitrunlevel” ao Guest Host Control para possibilitar
esperar que um convidado atinja um determinado nível de execução. - Adiciona suporte oficial ao Windows 11, resolvendo problemas existentes ao instalar o Windows 11 em versões anteriores do VirtualBox, relacionados às etapas de verificação de compatibilidade de hardware.
- Além disso, adiciona suporte para configurações autônomas em sistemas operacionais Windows. No entanto, também permite que você pule a instalação autônoma marcando a caixa na primeira página das configurações.
- Por fim, em relação ao gerenciamento de host, implementa suporte inicial para atualização automática de adições de host para convidados Linux. Além disso, ele implementa a capacidade de aguardar e/ou reinicializar um host quando as adições de convidados são atualizadas via VBoxManage.
Mais informação
Se você gostou de alguns ou de todos esses novos recursos do VirtualBox 7.0 Beta 1, pode acessar a seção de compilações de teste do VirtualBox (compilações de teste do VirtualBox) e prossiga para baixá-lo, para começar a testá-lo sem demora.
Além disso, lembre-se de que, embora a Oracle apenas adicione recursos e correções prontas (operacionais) a essas versões de teste, garantindo sua estabilidade no mesmo nível das versões oficiais, é melhor não usá-las definitivamente em ambientes de teste reais.
Enquanto isso, quem quiser mais informações sobre o VirtualBox 7.0 Beta 1, deixamos os seguintes links: