A Oracle lançou uma nova atualização corretiva para o VirtualBox, versão 7.1.4, trazendo uma série de aprimoramentos e correções de bugs. Esta versão inclui nove correções significativas, com destaque para o suporte inicial ao Linux Kernel 6.12, que deve ser lançado no final de novembro de 2024.
Uma das mudanças mais notáveis nesta atualização é a necessidade de ajustar um parâmetro específico para garantir o funcionamento correto do VirtualBox ao lado do KVM. Com a mudança na inicialização do hipervisor KVM logo após o carregamento do módulo do kernel, os usuários que utilizam o VirtualBox precisam adicionar o parâmetro kvm.enable_virt_at_load=0
à linha de comando do kernel ou descarregar manualmente o módulo KVM para evitar conflitos na execução de máquinas virtuais.
Além disso, as adições para sistemas convidados Linux agora permitem a atualização automática dos complementos para ARM diretamente pelo menu “Dispositivos”, facilitando a manutenção em ambientes ARM baseados em Linux. Também foi resolvido um problema relacionado ao driver VMSVGA, que causava tremulações, telas pretas e falhas na atualização da tela em sistemas que executam o kernel Linux 6.4 ou superior.
Outras melhorias incluem:
- Correção no VBoxManage: Comandos como “list vms” e “showvminfo” agora funcionam corretamente para máquinas virtuais que estavam inacessíveis nas versões anteriores.
- Hospedeiros Windows: A verificação de tamanho das DLLs do sistema foi ajustada para resolver problemas que ocorriam ao usar compilações mais recentes do Windows 11 (24H2 e Insider Preview).
- EFI e inicialização: O suporte para dispositivos SCSI conectados foi restaurado com a adição de drivers ausentes para o controlador LsiLogic MPT, resolvendo problemas que impediam o boot em sistemas EFI. A capacidade de inicialização de rede também foi recuperada.
Por fim, a versão 7.1.4 também aborda cinco vulnerabilidades com um nível máximo de severidade de 7,5. Embora os detalhes dessas vulnerabilidades não tenham sido divulgados, os problemas foram resolvidos para garantir maior segurança no ambiente de virtualização.