Parece que o recurso já havia sido instalado há muito tempo. Porém, as máquinas virtuais convidadas do kernel Linux 5.5 em execução no Microsoft Hyper-V só agora devem poder hibernar com êxito. Os engenheiros da Microsoft conectaram o suporte de hibernação aos vários drivers do kernel Hyper-V. Assim, isso permite que a funcionalidade seja executada com êxito no Linux 5.5. Portanto, as VMs podem finalmente hibernar no Microsoft Hyper-V com Linux 5.5.
Foram necessárias alterações em seus componentes de armazenamento, vídeo, rede, balão de memória, HID e outros drivers para permitir a hibernação de VMs Linux no Hyper-V.
VMs podem finalmente hibernar no Microsoft Hyper-V com Linux 5.5
Um dos patches anteriores para essa funcionalidade de hibernação do Hyper-V confirmou: “o recurso de hibernação nunca funcionou para a VM do Linux em execução no Hyper-V “.
Também no Linux 5.5 para Microsoft Hyper-V há suporte para novos protocolos VMBus, uma estrutura de teste de latência, suporte para E/S adiada para o driver de buffer de quadro Hyper-V e várias outras alterações. Mais detalhes através deste post na lista de discussão.
Alterações de bloco do Linux 5.5 incluem monitoramento de temperatura NVMe e otimizações
As mudanças do bloco Linux 5.5 chegaram no início desta semana com uma grande variedade de melhorias de driver e núcleo. Existem algumas otimizações de E/S para tornar a atração empolgante, bem como a integração dos relatórios de temperatura da unidade NVMe HWMON.
Conforme descrito anteriormente, o suporte ao NVMe HWMON está disponível no Linux 5.5. Isso permite a leitura das temperaturas da unidade de estado sólido do NVMe via sysfs/hwmon, assim como você normalmente faz com os outros sensores de monitoramento de hardware nos sistemas Linux.
Até agora, você precisava dos utilitários de espaço de usuário do NVMe instalados e geralmente precisava executá-lo como root para ver a temperatura da unidade. Assim, com o Linux 5.5, você não precisa instalar nada extra e as temperaturas da unidade são relatadas via sysfs/hwmon para facilitar a integração com vários programas de monitoramento de sistema Linux.
Então,Outros trabalhos em bloco incluem:
- pequenas otimizações de E/S;
- melhor rastreamento de estatísticas de bloco;
- muitas mudanças de IO_uring continuam a torná-lo mais funcional;
- melhor suporte a dispositivo por zona;
- alterações no MD;
- ajustes contínuos no BCache e outros trabalhos.
Isso pode ser visto na atividade Git.