Se você é do tipo que não larga o Linux por nada, talvez o queira em seu smartphone também. O Volla Phone 22 pode ser o smartphone perfeito para os amantes do Ubuntu. Nele, é possível usar o Ubuntu Touch e aproveitar bastante o sistema operacional.
O Volla Phone 22 é um smartphone com tela FHD+ de 6,3 polegadas, processador MediaTek Helio G85, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Ao contrário de muitos telefones modernos, ele também possui uma bateria substituível pelo usuário, um conector de áudio de 3,5 mm e um leitor de cartão microSD.
Volla Phone 22 com Ubuntu Touch
O telefone, que está em pré-venda por meio de uma campanha de crowdfunding do Kickstarter, é fornecido com a opção do sistema operacional Volla baseado em Android ou da distribuição Linux móvel Ubuntu Touch. Ele também suporta a funcionalidade de inicialização múltipla, permitindo que você instale mais de um sistema operacional e escolha qual executar na inicialização.
O dispositivo possui um processador mais rápido e duas vezes mais armazenamento que o Volla Phone e o Volla Phone X originais, ambos com processadores MediaTek Helio P23 e 64 GB de armazenamento.
Além disso, o sistema de câmeras também foi atualizado e, embora a bateria de 4.500 mAh do telefone seja um pouco menor que as baterias usadas nos modelos mais antigos, o Volla Phone 22 é o primeiro telefone da série com uma bateria substituível pelo usuário.
Assim, você pode trocar as baterias se precisar de mais tempo de execução ou substituir uma bateria antiga por um novo modelo para prolongar a vida útil do telefone em alguns anos. Isso pode ser bem útil com o passar do tempo.
Sistema Operacional Volla
Enquanto a Volla trabalha com o pessoal da UBPorts para garantir que seus telefones sejam compatíveis com o Ubuntu Touch, a empresa desenvolve internamente o Volla OS baseado em Android. O sistema é baseado no código do Android Open Source Project do Google, mas inclui um inicializador personalizado, interface de usuário e um conjunto de aplicativos com ênfase na privacidade.
A Google Play Store não está incluída, pois este é um telefone voltado para pessoas que desejam minimizar o rastreamento de grandes empresas de tecnologia. Outros aplicativos e serviços do Google, como o navegador da Web Chrome, Google Maps, Google Drive e Gmail, também são omitidos.
O resultado é que nenhum dado do usuário é coletado ou armazenado pela Volla, Google ou outras empresas, a menos que você decida instalar aplicativos que rastreiem seus dados. Obviamente, isso pode tornar o uso do telefone um pouco menos conveniente se você confiar nesses aplicativos, portanto, o Volla Phone pode não ser a melhor escolha para todos.
O Volla OS também possui um firewall interno personalizável pelo usuário, um recurso App Locker para desativar e ocultar aplicativos e suporte opcional para usar a VPN Hide.me para uso anônimo da Internet.
Via: Liliputing