A VMware lançou a primeira grande atualização para a versão 8 de sua principal suíte vSphere e ajustou o ciclo de lançamento do produto para versões futuras. Desde pelo menos outubro de 2022, a VMware decidiu lançar primeiro produtos com status de Initial Availability (IA) que a gigante da virtualização acredita estar prontos para atividades de produção. Eles serão totalmente certificados por todos os parceiros, mas podem ter alguns problemas que os usuários podem encontrar na produção. Algumas semanas depois, a VMware planeja elevar o status de uma versão para General Availability (GA).
O vSphere 8 Update One alcançou o status de IA na terça-feira, trazendo consigo mais automação, a capacidade de atribuir diferentes funções a GPUs virtuais e a medição do consumo de energia por VM. O suporte para o NVSwitch da Nvidia, que permite a comunicação direta de GPU para GPU, também entra na atualização.
Antes do lançamento do IA, a VMware também ajustou o plano IA/GA.
Um post de 11 de abril explicou uma “melhoria” no plano de lançamento do produto que significa “imediatamente após a IA de uma versão do ESXi Update, designaremos o componente vCenter como GA”.
“O ESXi continuará a passar pela fase de IA para obter ampla adoção, mas o vCenter será designado GA desde o início.”
vSphere 8 Update 1 da VMware estreia sob o regime de lançamento de produto revisado
Dado que a VMware anunciou toda a coisa IA/GA há apenas seis meses e a usou uma vez, os usuários podem estar se perguntando o que está acontecendo.
A VMware atribuiu a mudança a nada mais do que diferentes cadências de lançamento de produtos.
“As versões do vCenter são mais frequentes do que o ESXi, portanto, nossos processos internos de lançamento são executados com mais frequência para o vCenter, as alterações entre as versões são mais distribuídas e já há uma alta confiança do cliente e do parceiro no processo de atualização”, escreveu o diretor de gerenciamento de produtos da Forbes Guthrie.
“Entendemos que a atualização dos hosts ESXi é um processo mais envolvido que requer planejamento com outros softwares e hardwares de datacenter, e uma validação de IA para GA é um passo útil. Em contraste, o vCenter não fica no plano de dados, é um único dispositivo e pode ser atualizado com muito mais facilidade.”
A VMware teve um abril movimentado: estreou a versão 1.5 de sua ferramenta de desenvolvimento e implantação Tanzu Application Platform, adicionando “caminhos dourados pré-pavimentados e mais seguros para a produção” – também conhecidos como mais automação e menos.
A suíte de gerenciamento e automação Aria da gigante virty (anteriormente conhecida como vRealize) também recebeu muitas atualizações, entre elas o suporte para observação e controle de custos no Alibaba Cloud. A ferramenta de Operações do Aria adicionou uma integração com o pacote Aria Observability, para tornar a supervisão dos clusters do Kubernetes mais abrangente.kubectl
O Aria foi adicionado a uma nova oferta da VMware chamada “Cloud Packs”, pacotes de seus produtos ajustados para tarefas como executar infraestrutura hiperconvergente, automatizar a computação ou criar grandes nuvens híbridas. Todos os Cloud Packs também incluem vSphere. Se a VMware balançar esses pacotes antes de você, saiba que o The Register foi informado de que os pacotes são SKUs reembalados que oferecem a chance de comprar uma coleção de produtos a preços mais baixos do que os que podem ser obtidos com compras discretas, mas não são novidade.