Vulkan 1.3.215 lançado com extensão Barycentric Fragment Shader

Vulkan 1.3.237 lançado com duas novas extensões
Livepipe já roda com o novo Vulkan 1.3

A nova versão do Vulkan 1.3.215 foi lançada hoje com algumas correções e esclarecimentos para a especificação Vulkan, além de uma nova extensão. A nova extensão solitária no Vulkan 1.3.215 é VK_KHR_fragment_shader_barycentric. Essa extensão do fragment shader é basicamente uma versão consolidada de vários fornecedores da extensão VK_NV_fragment_shader_barycentric existente da NVIDIA. Portanto, o Vulkan 1.3.215 lançado com extensão Barycentric Fragment Shader.

Desenvolvedores da AMD, Broadcom, Arm, Intel, NVIDIA e Valve se uniram para trabalhar nesta nova extensão Vulkan, que adiciona suporte para a extensão SPIR-V SPV_KHR_fragment_shader_barycentric, permitindo três decorações adicionais de variáveis de sombreamento de fragmento no SPIR-V.

Isso substitui a extensão NVIDIA, que por sua vez foi baseada na extensão OpenGL NV_fragment_shader_barycentric original. Esse esforço é sobre permitir que os sombreadores de fragmentos acessem os vetores de peso bariccêntricos e permitir que as entradas do sombreador de fragmentos leiam as saídas brutas por vértice do último estágio de processamento de vértice.

A NVIDIA, por sua vez, já postou novos drivers beta Vulkan para Windows e Linux com a extensão de sombreador de fragmento baricêntrico KHR ativada.

Vulkan 1.3.215 lançado com extensão Barycentric Fragment Shader. Esta é a evolução contínua do Vulkan.
  • Corrige erro de marcação para fazer slink:VkImageResolve2 aparecer logo após
    slink:VkImageResolve, em vez de aparecer na próxima seção.

Problemas internos:

  • Permitir que slink:VkDescriptorPoolCreateInfo::pname:poolSizeCount seja 0 em
    vk.xml.
  • Adicione instruções de uso válidas ao flink:vkCmdExecuteCommands exigindo que
    a profundidade ou formato de estêncil em
    slink:VkCommandBufferInheritanceRenderingInfo deve ser
    ename:VK_FORMAT_UNDEFINED se um anexo NULL for usado.
  • Remova a lista (incompleta) de decorações SPIR-V da introdução da interface
    capítulo correspondente.
  • Adicionar declaração de uso válida não permitida
    VkImageDrmFormatModifierExplicitCreateInfoEXT na cadeia pname:pNext
    de slink:VkDeviceImageMemoryRequirementsKHR.
  • Adicione referências ausentes a flink:vkQueueSubmit2.
  • Esclareça que as bibliotecas de pipeline podem ser vinculadas a outras bibliotecas
    seguindo a descrição do slink:VkPipelineLibraryCreateInfoKHR.
  • Corrige o sufixo de alguns tokens SPIR-V para AMD para
    apiext:VK_AMD_shader_early_and_late_fragment_tests.

Mais detalhes sobre esta e outras mudanças para o Vulkan 1.3.215 podem ser encontrados através deste commit.

Via Phoronix